Publicado em: 03/09/2013 às 14:40hs
A Aliança da Terra realiza, no próximo dia 19 de setembro, o IV Prêmio Produzindo Certo, em Goiânia (GO). O evento, que acontece no Green Place Eventos, iniciará às 17h30 e premiará produtores rurais que desenvolveram melhores práticas socioambientais em 2013, em sete categorias diferentes.
Nas edições anteriores, apenas uma propriedade era comtemplada com o prêmio. Neste ano, os especialistas de campo da organização avaliaram as 500 propriedades do Cadastro de Compromisso Socioambiental (CCS) da Aliança da Terra e escolheram as três finalistas nas seguintes categorias: "A Melhor Propriedade do Cadastro Compromisso Socioambiental de 2013", "A Propriedade que mais evoluiu", "Destaque Ambiental", "Destaque Social/Cultural", "Empreendedor Rural - Pequeno Produtor", "Empreendedor Rural - Agricultura" e "Empreendedor Rural - Pecuária". Ao final do evento, sete produtores receberão um troféu personalizado, além de certificado.
Na terceira edição do Prêmio Produzindo Certo, realizada no ano passado, a propriedade vencedora foi a Fazenda Macaré, de José Marcolini Júnior. A propriedade está localizada no município de Querência - Mato Grosso e é membro do Cadastro de Compromisso Socioambiental (CCS) desde 2007. Tem como atividades principais a agricultura e o manejo florestal. Alguns destaques da Fazenda Macaré: 92% de vegetação nativa remanescente; 100% das APPs preservadas e nenhum ponto de erosão identificado na propriedade.
Aliança da Terra
A Aliança da Terra é uma organização que nasceu no campo, formada por produtores rurais responsáveis, preocupados com a correta gestão de suas terras e recursos naturais, e comprometidos com o conceito "Produzindo Certo". É uma entidade brasileira sem fins lucrativos, estruturada como uma Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Atualmente, conta com recursos do exterior para desenvolver suas atividades e proporcionar benefícios aos seus produtores membros que compensem melhores práticas de produção de alimentos e os custos da conservação. A organização trabalha com mais de 500 propriedades rurais, totalizando mais de 3 milhões de hectares de terras bem gerenciadas, onde a metade encontra-se coberta por vegetação nativa.
Prêmio Produzindo Certo
Realizado anualmente, o Prêmio foi criado para reconhecer os produtores que estão desenvolvendo práticas socioambientais através do Cadastro de Compromisso Socioambiental da Aliança da Terra. Representa a consolidação e o reconhecimento do trabalho, do suor dos produtores rurais durante o ano, que investem e melhoram as suas propriedades. Todas as fazendas membros da Aliança e que possuem o Compromisso de Adequação Socioambiental assinado até a data pré-determinada no regulamento do evento podem participar do Prêmio Produzindo Certo.
Fonte: Race Comunicação
◄ Leia outras notícias