Publicado em: 12/12/2025 às 09:00hs
A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) superou as metas assumidas junto ao Plano ABC+ Bahia, conforme apresentado durante a reunião do Grupo Gestor Executivo (GGE) da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri). O encontro aconteceu durante a 34ª Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro), em Salvador.
O Plano ABC+ Brasil é uma política pública nacional voltada à redução das emissões de gases de efeito estufa nas atividades agropecuárias, conforme compromissos assumidos pelo Brasil no Acordo de Paris (2015). A iniciativa distribui metas entre os estados, e na Bahia, a Seagri coordena um grupo gestor responsável pela execução das ações locais — metas que, segundo o relatório da Aiba, foram amplamente superadas.
O programa está em sua segunda fase, com vigência entre 2020 e 2030, e prevê revisões bienais das metas e tecnologias implementadas.
Durante a apresentação, a Aiba destacou a superação das metas estaduais por meio de uma série de ações institucionais voltadas ao fomento de práticas sustentáveis e de responsabilidade social. Entre os projetos de destaque estão:
Essas iniciativas reforçam o papel da Aiba como agente de transformação na promoção de tecnologias e práticas voltadas à sustentabilidade ambiental e produtiva no Cerrado baiano.
A especialista ambiental da Aiba e representante da entidade no GGE, Gláucia Araújo, apresentou os principais indicadores de tecnologias e resultados obtidos nos últimos cinco anos na região do Cerrado baiano.
Segundo ela, os números comprovam o avanço da sustentabilidade no campo.
“A superação das metas do Plano ABC+ Bahia comprova que nossa agricultura e pecuária são sustentáveis, utilizam tecnologias conservacionistas e ajudam a fixar carbono no solo. Produzimos com responsabilidade ambiental e social, mostrando que é possível conciliar desenvolvimento e conservação, garantindo a segurança alimentar”, destacou Gláucia.
Além da Aiba, também apresentaram relatórios de resultados a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb/Senar) e a Fundação Bahia. O encontro contou com a presença de representantes de instituições de ensino, pesquisa, setor florestal, agrícola e de governos estaduais e municipais, reforçando o caráter colaborativo do Plano ABC+ Bahia.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias