Gestão

Agroindústrias serão instaladas na 14ª Agrotins 2014

As estruturas estão sendo construídas na Feira, de acordo com a Lei do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e serão atrações no Pavilhão da Agropecuária


Publicado em: 30/04/2014 às 09:30hs

Agroindústrias serão instaladas na 14ª Agrotins 2014

Três agroindústrias serão instaladas na 14ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins - Agrotins 2014. O objetivo é demonstrar aos agricultores familiares, pequenos empresários rurais individuais e representantes de cooperativas como devem ser as instalações de dois abatedouros, um de frango e outro de peixe, e ainda uma casa do mel. As estruturas estão sendo construídas na Feira, de acordo com a Lei do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e serão atrações no Pavilhão da Agropecuária. A Agrotins acontecerá de 06 a 10 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

Os técnicos da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) apresentarão detalhadamente como são as agroindústrias, desde a construção até a saída do produto para a comercialização. “A nossa intenção é mostrar que a construção de um abatedouro não é complicada como muitos pensam. Lá o agricultor terá a oportunidade de ver o tamanho do local e equipamentos necessários de acordo com a exigência legal”, explicou o diretor de Fomento à Agropecuária, Reynaldo Soares.

O diretor ainda explica que além de ver pessoalmente como são as agroindústrias, o produtor poderá conhecer passo a passo o que acontece dentro de cada abatedouro e casa do mel, através de um fluxograma. “Falaremos ao agricultor tudo o que é necessário para que o seu estabelecimento funcione, da entrada do alimento dentro da agroindústria, ao abate e à embalagem, com registro do Selo do Serviço de Inspeção Municipal para ser comercializado”, comentou.

O agricultor que visitar as agroindústrias também se informará a respeito de custos por meio de uma planilha de valores da instalação predial, equipamentos e insumos, como mesas de abate, câmaras frias, ferramentas, embalagens e materiais de limpeza necessários para o início do negócio.

Inspeção Municipal

A Secretaria de Agricultura e Pecuária orienta os municípios quanto à instalação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). De acordo com o secretário Júnior Marzola, a implantação do SIM depende do trabalho conjunto entre agricultores, câmaras municipais, prefeituras e demais órgãos envolvidos no município. “Sem o SIM não tem como oficializar as agroindústrias e abatedouros, pois é necessário o selo de inspeção para haver a comercialização dos produtos. Já estamos na terceira rodada de visitas aos municípios para dar apoio e orientação, além disso, participamos também das audiências públicas realizadas pelas Câmaras de Vereadores dos municípios, que estão implantando o SIM, para orientar a respeito da sua regulamentação”, informou.

Fonte: Assessoria de Comunicação SEAGRO TO

◄ Leia outras notícias