Publicado em: 24/07/2019 às 13:20hs
Basta visitar as grandes cidades do país para deparar-se com empórios que retratam a diversidade de produtos típicos do Estado, a maior parte oriunda de pequenas agroindústrias espalhadas pelos mais de 850 municípios mineiros.
Buscando dar um passo além, um grupo desses produtores tem se articulado em busca de apoio e parcerias para levar os seus produtos para os mais diversos lugares do mundo, Europa e EUA, principalmente.
Gustavo Costa de Almeida é engenheiro agrônomo e atua há três anos com a exportação de produtos mineiros para o estado americano de Massachusetts, e tem levado as mercadorias para suprir a demanda dos brasileiros e americanos.
“Existe uma linha de produtos que não é atendida lá. Iniciamos as exportações com a taioba produzida aqui, entendemos o processo de logística e de distribuição e chegamos a outros produtos, como banana prata e alho roxo. Tem uma linha de congelados também, como batata baroa, mandioca, vegetais e algumas frutas típicas”, exemplifica Almeida, que participou recentemente de um desses eventos e pretende levar ainda mais produtos mineiros para os EUA.
Regina Sugayama é bióloga e empreendedora na área de alimentos. Ela tem realizado viagens internacionais e conhecido produtores e consumidores de outros países para entender a necessidade do público e aplicar isso na sua produção de geleias. “Participei no mês passado em Nova York, da Summer Fancy Food Show, uma feira com mais de 6.000 expositores do mundo todo. Muito do que se produz em Minas Gerais encaixa-se perfeitamente no conceito de ‘Fancy Food’ ou ‘Fine Food’ e a gente tem toda a condição de se inserir nesse mercado. Experimentei mais de 70 marcas de geleias comercializadas nos EUA e ficou evidente que os sabores que a gente produz aqui são bem diferentes, ou seja, há um imenso nicho a ser explorado”.
Para compartilhar esses sabores com outros produtores de alimentos, empórios e pessoas ligadas ao setor, Regina organizou recentemente uma "Jam Party" na sede da Deli Chat, a sua empresa de geleia, em Belo Horizonte. A exemplo das Jam Sessions musicais nas quais músicos reúnem-se para trocar experiências e criar algo novo a partir da diversidade, a Jam Party teve por objetivo apresentar novos sabores de geleias e combiná-los com produtos de Minas Gerais, como queijos, cachaças e molhos.
Cerca de 40 pessoas participaram do evento experimentando as variedades de sabores e opinando sobre as geleias. “A Jam Party foi um sucesso. A partir do feedback recebido por escrito, a gente consegue avaliar a qualidade do nosso produto em relação a outros que já estão no mercado norte-americano e também identificar oportunidades para desenvolvimento de novos produtos”, comenta Regina.
Para Gustavo Almeida, os produtos dos pequenos produtores têm grande chance de serem comercializados nos EUA, desde que cheguem com preço competitivo e qualidade no processo de transporte. “Achamos interessantes alguns queijos produzidos com leite cru e também as geleias, que possuem um sabor muito interessante e que pode ser aplicado gradativamente no mercado”, pontua Almeida.
Quem concorda com isso é o empresário Euzébio de Andrade, CEO da Amplo Brasil, empresa especializada em design de produtos. Ele acredita que os produtos têm potencial, mas que alguns pontos necessitam mais atenção. “Esses produtos pertencem a um mercado em que o design é muito valorizado, onde muitos produtos são escolhidos pelo visual. Acredito que isso está entre os cinco motivos para o sucesso de um produto”.
Fancy Foods ou Fine Foods
As expressões Fancy Foods e Fine Foods referem-se a alimentos que atendem a um nicho de mercado específico, apresentando alto valor agregado, empregando ingredientes diferenciados em termos de qualidade e origem e que entendem o design como estratégia de diferenciação de marca e produto.
Fonte: Estevão Mendes Assessoria de Comunicação
◄ Leia outras notícias