Gestão

Agrodefesa e Decon apreendem duas toneladas de produtos clandestinos em Goianira

O comerciante foi preso e multado em mais de R$17 mil


Publicado em: 13/08/2015 às 12:45hs

Agrodefesa e Decon apreendem duas toneladas de produtos clandestinos em Goianira

Após uma denúncia anônima, fiscais da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) deflagaram operação contra abate clandestino, em Goianira, na última sexta-feira (7). A ação contou com o apoio de agentes da Delegacia do Consumidor (Decon). No total duas toneladas de produtos de origem animal foram apreendidos. O proprietário do local onde os animais eram abatidos foi preso e multado em mais de R$17 mil.

O gerente de fiscalização, Janilson Azevedo conta que, de acordo com a denúncia, 150 suínos eram abatidos de forma irregular todo final de semana, em uma propriedade rural. “A chácara vistoriada possui um galpão onde os animais eram abatidos e tratados sem a menor condição de higiene, além de vários materiais para fabricação de embutidos como, por exemplo, linguiças”, conta o gerente. A carne era comercializada nas feiras livres e açougues de Goiânia e região.

De acordo com Janilson, durante a fiscalização foram encontrados sete animais já abatidos e viscerados e outros 23 que aguardavam o momento do abate. “O proprietário do local e dois funcionários responderão na justiça por crime contra a saúde pública”, revela Janilson. Ele explica que os materiais utilizados no abate e na fabricação dos embutidos foram lacrados e deixados com fiel depositário. “Os materiais só serão disponibilizados para o proprietário quando ele se adequar a legislação”, conta o gerente.

Fonte: Assessora de Imprensa da Agrodefesa

◄ Leia outras notícias
/* */ --