Publicado em: 29/04/2019 às 14:40hs
O acordo possibilita o fornecimento de equipamentos de tecnologia de precisão ao IAC, que cede espaços para treinamentos na unidade do Centro Experimental Central do Instituto, em Campinas, interior paulista. Os equipamentos já foram instalados e profissionais do IAC receberam o primeiro treinamento no início de 2019.
Segundo o pesquisador do IAC, Alisson Fernando Chiorato, a empresa manifestou interesse pelas pesquisas desenvolvidas pelo IAC. “A sede brasileira da Trimble fica localizada em Campinas e a proximidade em conjunto com o renome do IAC despertaram o interesse deles para a criação do termo de cooperação”, diz o pesquisador.
O acordo busca identificar possíveis propostas de eficiência de uso de água na agricultura, priorizando métodos inovadores de agricultura de precisão para o fornecimento hídrico às culturas. São previstas ações também envolvendo o sistema de plantio direto, controle de pragas e doenças, além de cooperação técnica para formalizar a realização conjunta de eventos e cursos de capacitação em agricultura de precisão e em outras áreas de interesse mútuo.
A estrutura do Centro Experimental Central do IAC, em Campinas, também possibilitará a realização de treinamentos para os servidores da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O termo de cooperação tem duração de dois anos.
O especialista de vendas da Trimble para Brasil e Leste da América Latina, Fernando Compagnon, ressaltou como fatores relevantes para a formalização do acordo a posição estratégica ocupada pela Trimble e pelo IAC, além do intuito de levar ao corpo técnico de pesquisadores do Instituto Agronômico ferramentas de última geração para aumentar a produtividade dos campos agrícolas. “A parceria técnica de cooperação com uma instituição reconhecida internacionalmente é algo que confirma a seriedade e compromisso que a Trimble tem com a agricultura brasileira e mundial”, diz Compagnon.
Fonte: Assessoria de Comunicação Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
◄ Leia outras notícias