Gestão

Agrimoney discute consumo e produção global da soja

A previsão inicial de bom avanço no consumo mundial de oleaginosas, mas com incremento ainda mais firme na produção, deverá resultar em forte aumento nos estoques finais na temporada 2013/14. A avaliação é de SAFRAS & Mercado


Publicado em: 16/10/2013 às 09:40hs

Agrimoney discute consumo e produção global da soja

Com o consumo aumentando à boa taxa de 3%, e passando de 468,37 mls para 483,53 mls de t, e a produção avançando 5% e passando de 472,59 mls para 495,12 mls de t, os estoques globais estão projetados atualmente em 81,23 mls de t, 17% superiores aos 69,65 mls de t dos estoques de ingresso.

Em linha parecida com a observada no complexo oleaginoso, há o complexo soja, com tendência de estoques bem mais altos de grão e pouco melhores no farelo. Apenas o óleo deve observar recuo. Na soja, estoques avançando 17%.

No farelo com produção maior em 4% e consumo em 5%, os estoques só avançariam 1%. Já no óleo, com produção aumentando 4% e consumo outros 4%, temos estoques recuando em 5%.

Este cenário para a comercialização mundial da soja será discutido entre os dias 26 e 27 de novembro, em Cuiabá, no Mato Grosso, na primeira etapa do Circuito Agrimoney. O evento vai fazer parte de uma agenda anual itinerante, com etapas que serão realizadas nas principais regiões de produção e comercialização do país e é realizado em uma parceria de SAFRAS & Mercado e o Canal Rural.

Cada etapa terá apoio de importantes entidades e veículos de mídia do agronegócio nacional, contando ainda com a participação de parceiros regionais estratégicos.

A programação terá grande abrangência de temas, que vão desde a atualização mercadológica até estratégias avançadas de comercialização e garantia de renda. Na etapa do Mato Grosso, além dos analistas de SAFRAS & Mercado, haverá a participação do presidente da Federação da Agricultura do Mato Grosso (Famato), Rui Ottoni Prado, do adido comercial e representante do Conselho Agrícola dos Estados Unidos no Brasil, Robert Hoff, e do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura (MAPA), Neri Geller, entre outros representantes.

Fonte: Assessoria de Imprensa Agrimoney

◄ Leia outras notícias