Gestão

Adequações nas propriedades rurais movimentam comércio local

Produtores rurais investem em construções para se adequar às legislações trabalhista e ambiental


Publicado em: 21/07/2014 às 14:00hs

Adequações nas propriedades rurais movimentam comércio local

O produtor rural de Jaciara, Jorge Schinoca, está com as obras na sua propriedade a pleno vapor. Para se adequar às legislações trabalhista e ambiental brasileiras, já construiu o tanque de abastecimento e a casa de defensivos. “Precisamos fazer estas melhorias, mas o custo não é barato. Tudo tem que ser construído com planejamento e tempo”, disse.

Schinoca compra todos os materiais de construção no comércio local pela facilidade de atendimento e negociação de pagamento. O empresário Aldair Santi, proprietário de uma loja de materiais para construção no município, reforça que as obras nas fazendas movimentam o comércio. “As vendas estavam um pouco paradas há algum tempo, agora os produtores começaram a construir de novo e o movimento aumentou”, conta.

Na região Oeste, o produtor rural Darci Vargas fez as reformas necessárias em sua fazenda em Campos de Júlio no ano passado. As construções do depósito de embalagens e da casa de defensivos custaram cerca de R$ 70 mil. “Agora falta pouca coisa para estarmos totalmente adequados, mas é bem caro fazer isso”, ressalta Vargas. Ele também prefere comprar no comércio local, porque consegue fazer pesquisa de preços e adquirir o mais barato.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Nova Mutum (Acenm), Carlos Alexandre Saito, ressalta a importância do agronegócio para o comércio do município. Ele conta que há quatro anos a Acenm, em parceria com a Prefeitura Municipal e o Sebrae, trabalha no projeto de encadeamento produtivo, que visa qualificar as empresas locais para o atendimento destes clientes.

“A economia local gira em torno do agronegócio, direta ou indiretamente. Grandes empresas como os frigoríficos são clientes do comércio e do agronegócio”, explica Saito. A ideia é que as grandes empresas que se instalam no município consumam no comércio de Nova Mutum. “Nas reuniões deste projeto também conversamos com os produtores rurais para que invistam em suas propriedades e com parceria com fornecedores locais para construção de silos e outras obras”, diz.

Já na região Sul, em Rondonópolis, os números revelam que as compras no comércio local são poucas. O presidente da Câmara Setorial de Material de Construção da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR), Nelis Walter Ferreira de Farias, conta que apenas 5% das compras para estas obras são feitas no comércio local. “Muitos produtores preferem contratar construtoras e estas compram o material de construção direto da indústria”, diz.

O lado positivo, segundo Farias, é a contratação de mão de obra local. “De qualquer forma, percebemos que esta movimentação nas propriedades rurais gera emprego no município para pessoas que trabalham com construção civil”, diz.

Soja Plus – O programa Soja Plus é uma parceria da Aprosoja-MT e da Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove) que busca a melhoria continua nas propriedades rurais de Mato Grosso. O programa capacita gratuitamente o produtor rural distribuindo cartilhas e promovendo cursos, ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), sobre saúde e segurança no trabalho, adequação de construções rurais, novo código florestal, dias de campo em fazendas modelo e visitas técnicas para monitoramento de indicadores de desempenho.

Fonte: Aprosoja

◄ Leia outras notícias