Publicado em: 03/11/2023 às 09:30hs
Pelo pré-listing, as autoridades de Cuba delegam às autoridades brasileiras a certificação e habilitação de estabelecimentos que cumpram os requisitos sanitários determinados pelo Centro Nacional de Saúde Animal (CENASA) – órgão local de inspeção sanitária. Conforme informado pelo MAPA, o acordo vale por dois anos, pode ser renovado e alcança outras cadeias produtivas como lácteos, bovinos e frutos do mar.
“Cuba é mais um país a estabelecer acordo com o sistema brasileiro por meio do sistema de pré-listing, que somente este ano foi estabelecido também com o Reino Unido e Chile. É o reconhecimento dos elevados níveis de controle de qualidade e sanitário empregados pelo Brasil sob supervisão do Ministério da Agricultura, que tem permitido ao país avançar no mercado internacional”, avalia o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
Apenas em 2023 (entre janeiro e setembro), Cuba importou 16,6 mil toneladas de carne de frango do Brasil, e 2 mil toneladas de carne suína. Somadas, as duas proteínas geraram receitas de US$ 27,3 milhões para o Brasil.
"Com o acordo de pre-listing, é esperado que novas possibilidades de negócios se abram para os exportadores brasileiros no apoio à segurança alimentar deste importante parceiro comercial do Brasil", menciona o diretor de mercados da ABPA, Luis Rua.