Gestão

ABCDorper presente no lançamento da Frente Ovino

Representante da entidade também compareceu a reunião da Câmara Setorial no Mapa


Publicado em: 26/06/2015 às 13:00hs

ABCDorper presente no lançamento da Frente Ovino

O estabelecimento de uma política nacional de incentivo para a cadeia produtiva da ovinocaprinocultura brasileira. Com esse objetivo, foi lançada em Brasília a Frente Parlamentar Mista de Apoio à Ovinocaprinocultura (Frente Ovino). Deputados, senadores, criadores, entidades representativas e demais envolvidos neste ramo do agronegócio se reuniram na sede da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) na última semana.

Entre os objetivos da Frente Ovino estão a criação de uma política nacional de incentivo, estimulando a pesquisa, a criação e o abate de ovinos e caprinos; a criação de um programa nacional de capacitação contínua para técnicos, produtores e trabalhadores em ovinocaprinocultura; a busca da redução da carga tributária ao longo da cadeia; a harmonização das distorções do ICMS entre os estados e a articulação e integração entre as iniciativas e atividades do governo e das entidades da sociedade civil.

A coordenadora técnica da ABCDorper, Regina Valle, representou a associação na atividade e, posteriormente, na 42ª reunião ordinária da Câmara Setorial Nacional da Cadeia Produtiva de Caprinos e Ovinos, ocorrida Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Na reunião foi apresentado o conjunto de demandas do Plano Nacional de Apoio à Ovinocultura. Entre as proposições estão a capacitação de produtores e técnicos, disponibilização de novas tecnologias, crédito para aquisição e retenção de animais, a elaboração de um manual de boas práticas, controle sanitário, ações de fomento da atividade. No plano há também o forte apelo para o setor da transformação (carne – lã – pele – leite), para o setor cooperativo e associativo e ações de fortalecimento da cadeia produtiva. Incentivando arranjos produtivos, investindo em segurança, na fiscalização do mercado dos produtos.

Com a unanimidade dos integrantes da câmara setorial, o plano será encaminhado a quatro ministérios: o da Agricultura e Pecuária, o do Desenvolvimento Agrário, o de Integração e o do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Fonte: Futura.rs

◄ Leia outras notícias