Gestão

ABAG: Congresso Brasileiro do Agronegócio vai discutir futuro do setor

Um dos eventos da agropecuária nacional mais importantes do país, o Congresso Brasileiro do Agronegócio, está em 13ª edição e será realizado na segunda-feira (04/08), em São Paulo (SP)


Publicado em: 04/08/2014 às 16:20hs

ABAG: Congresso Brasileiro do Agronegócio vai discutir futuro do setor

Promovido anualmente pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), conta com apoio do Sistema OCB. A intenção é debater as políticas públicas para os principais temas das cadeias produtivas: desenvolvimento sustentável, competitividade, orientação a mercados, segurança jurídica, governança institucional, infraestrutura e logística e seguro rural.

Candidatos à Presidência- Neste ano, o evento terá uma relevância ainda maior, pois contará com a participação – em vídeo – dos candidatos à Presidência da República, falando sobre suas propostas para o agronegócio brasileiro.

Perfil - O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, faz questão de frisar o perfil do Brasil diante do mercado mundial. “O Brasil está caminhando para ser o maior produtor de alimentos, fibras e energias renováveis do mundo, por isso é vital que elaboremos um plano estratégico que garanta a nossa participação no mercado mundial de forma sustentável”, comenta o presidente.

Produção - Segundo estimativas da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em 20 anos, o Brasil será responsável por produzir 40% de tudo que é exportado no mundo. “Diante deste horizonte, é preciso construir um planejamento de longo prazo que contemple uma visão de futuro, pois do contrário, não teremos condição de participar de forma sustentável desse mercado”, analisa Márcio Freitas.

Player mundial - O presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Luiz Carlos Corrêa Carvalho, concorda com o presidente do Sistema OCB. “O Brasil é reconhecido como um dos principais players mundiais no fornecimento de alimentos, fibras e energia renovável. Apesar dessa notável reputação, o setor se ressente de um plano estratégico nacional para contribuir com o desenvolvimento econômico e social. Para termos protagonismo e valorização, precisamos governar e liderar”, reforça.

O evento - O Congresso Brasileiro do Agronegócio também terá um painel que abordará o tema das Novas Mídias e o Agronegócio, além da participação interativa com a plateia e a apresentação de uma pesquisa inédita sobre a percepção da população brasileira sobre a importância e os desafios do agronegócio nacional para o país e para o mundo. Na oportunidade, haverá ainda uma sessão de homenagens, com as entregas dos prêmios Norman Borlaug e Ney Bittencourt de Araújo. O primeiro será concedido este ano ao presidente do Conselho da Agroceres, Urbano Campos Ribeiral; e o segundo para João Paulo Koslovski, presidente do Sistema Ocepar – Organização das Cooperativas do Paraná.

Ano passado - Em 2013, o Congresso Brasileiro do Agronegócio contou com a presença de aproximadamente 700 participantes na plateia e 90 jornalistas de todo o país. Com o objetivo de possibilitar a propagação dos debates, a Abag transmite o evento, ao vivo pela internet, para todo o Brasil e países vizinhos. Cerca de 8 mil pessoas assistiram aos painéis e participaram dos debates.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO