Publicado em: 28/11/2013 às 12:40hs
Mas, para Francisco Turra, presidente da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), entidade que representa os produtores de frangos e derivados, 2014 será um ano “tranquilo e ajustado” para o setor. "O ano de 2014 será melhor do que 2013, mas não vai ser de euforia", disse Turra, durante evento AS MELHORES DA DINHEIRO RURAL, que aconteceu na noite desta terça-feira 26, em São Paulo.
Segundo Turra, o setor está prospectando novos negócios com Paquistão, Malásia, Indonésia e México. “São mercados interessantes que estão se abrindo para nós”, diz. Além disso, vai ampliar as exportações para a Venezuela e para a China. A Arábia Saudita é o maior comprador de carne de frango do Brasil, com 16% de participação nas exportações. Em seguida, aparecem a União Europeia, Japão, Hong Kong e China.
O ano de 2013 foi um ano de lenta e gradual recuperação para o setor avícola. “O setor andou muito enxuto. Não estava preocupado em produzir volumes, mas em exportar qualidade”, diz Turra. De acordo com a Ubabef, as exportações do setor avícola, que envolvem frango, ovos, perus, patos, marrecos, material genético, pintos e ovos férteis, tiveram queda acumulada de 2,1% no volume total embarcado entre janeiro e outubro deste ano em relação ao mesmo período de 2012, com 3,374 milhões de toneladas. A receita cresceu 4,2% no período, com US$ 7,160 bilhões. Segundo com Turra, o setor vai fechar o ano com receita 6% superior a 2012, incluindo as vendas no mercado interno.
Fonte: Isto É Dinheiro
◄ Leia outras notícias