Clima

Tempo seco colabora para o avanço do plantio de arroz no Rio Grande do Sul

Com a volta do tempo seco no Rio Grande do Sul nesses últimos dias, o plantio do arroz prosseguiu mais rapidamente em todas as regiões produtoras que apresentam boas condições de umidade do solo, algo em torno dos 80%


Publicado em: 21/10/2013 às 14:50hs

Tempo seco colabora para o avanço do plantio de arroz no Rio Grande do Sul

Apenas algumas localidades da Zona Sul, como Jaguarão e Santa Vitoria do Palmar e da Campanha, como Bagé, apresentam solos com níveis mais baixos de umidade, principalmente na camada mais superficial, onde se encontram as sementes, o que acaba dificultando a germinação.

Outro fator que prejudicou a germinação do arroz foi o frio intenso das últimas semanas. No entanto, como as lavouras estão em fase inicial de desenvolvimento, estas plantas poderão facilmente se recuperar. As perspectivas continuam anunciando uma excelente safra gaúcha de arroz neste ano agrícola, já que a primavera terá chuvas regulares e com bons volumes no Estado, o que vai manter os reservatórios e demais mananciais com bons níveis de água.

O plantio já atinge os 14%, valor superior ao do mesmo período do ano passado, mas dentro da média dos últimos cinco anos.

Já em Santa Catarina, o plantio está um pouco mais adiantado do que no Rio Grande do Sul, com 45% das áreas já semeadas e as chuvas recorrentes associados com bons períodos de abertura do sol e boas taxas de radiação. Dessa maneira, tanto a continuidade do plantio quanto o desenvolvimento das lavouras estão garantidos. Ao menos o início da safra não será prejudicado. E água é o que não vai faltar nos mananciais, já que para a semana que vem estão previstos volumes de até 150 milímetros em parte do sul do Brasil por conta da chegada de uma nova frente fria.

/* */ --