Publicado em: 22/09/2022 às 13:10hs
Estação, que vai até 21 de dezembro, é marcada pelo período de transição entre temporada de seca e chuva na área central do Brasil e temperaturas mais elevadas em grande parte da região Norte, interior do Nordeste e em alguns pontos da parte central do país.
A primavera começa oficialmente nesta quinta-feira (22) às 22h04 (horário de Brasília) para a maior parte do território brasileiro -- com exceção de partes do Amazonas, Pará e quase a totalidade de Roraima e Amapá, que ficam no Hemisfério Norte.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para trechos do Sul e do Sudeste do país válido para as horas que antecedem a chegada da estação.
Uma massa de ar polar considerada intensa para esta época do ano e a passagem de um ciclone extratropical pela costa afetam o clima no país. Há previsão de chuvas e ventos de até 100 km/h na faixa laranja.
O início da estação é chamado de equinócio de primavera -- dia do ano quando praticamente o dia e a noite tem a mesma duração: 12 horas. A estação termina em 21 de dezembro às 18h48, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A primavera é marcada pelo período de transição entre as estações seca e chuvosa na área central do Brasil -- enquanto os acumulados de chuva no norte do Nordeste costumam ser inferiores a 100 milímetros, principalmente, no norte do Piauí e noroeste do Ceará.
De acordo com o Inmet, por causa do início da convergência de umidade vinda da Amazônia, pode haver:
De acordo com Cesar Soares, meteorologista da Climatempo, a primavera vai começar fria no Sudeste devido a uma massa de ar frio vinda do Sul do país.
"A primavera como um todo deve ser exatamente dessa forma, principalmente nesse primeiro mês de estação. Até o início de outubro teremos dias frios alternando com dias de temperatura um pouco mais agradável", diz.
Para essa semana de início da estação, ainda de acordo com o Inmet, os maiores acumulados de chuva estão previstos para as regiões Norte, Sudeste e Sul do País (veja o mapa abaixo).
Até o dia 26 de setembro, são previstas chuvas significativas que podem superar 60 mm em toda a região Sul, no extremo oeste do Amazonas e do Acre e sudoeste do Pará junto com acumulados acima de 80 mm no sudeste de Minas Gerais.
Fonte: G1
◄ Leia outras notícias