Publicado em: 11/07/2014 às 15:00hs
Comparado aos últimos dois anos, as chuvas foram mais volumosas em 2014 no Nordeste do país. No entanto, existem áreas como o oeste da Bahia que não registram uma gota sequer, há mais de 100 dias. Nesta época do ano são as Ondas de Leste que trazem chuva para a costa leste da região. O oeste da Bahia só vai voltar a ver as primeiras pancadas significativas de chuva com o avanço de algumas frentes frias a partir de novembro.
Nesta sexta, dia 11, nada muda e as chuvas continuam na faixa litorânea da Região Nordeste, associadas a uma frente fria e também às Ondas de Leste. Há previsão de temporais e elevados acumulados entre a faixa litorânea do Ceará e a do Rio Grande do Norte, mas de maneira localizada. A maior parte do interior do Nordeste continua com tempo firme e ensolarado, o que favorece a elevação das temperaturas à tarde e também o declínio da umidade relativa do ar.
No sábado, dia 12, os ventos que chegam do mar ainda formam nuvens carregadas na costa do Nordeste. Os maiores acumulados serão registrados no litoral do Ceará e do Rio Grande do Norte, onde há risco de chuva forte, inclusive na capital, Natal. Ainda não há previsão de chuva para o interior da região e as temperaturas continuam elevadas. As chuvas fracas e de baixos acumulados também continuam no sul da Bahia.
No domingo, dia 13, os ventos ganham força e conseguem levar a chuva para o interior do Nordeste. Chove desde o centro-norte do Maranhão até a Paraíba, além do litoral da Bahia.
Fonte: Mercado do Cacau
◄ Leia outras notícias