Clima

Nova plataforma monitora a chuva com acurácia e emite alertas para frentes de operações

Tecnologia apresenta mapa de chuva para cada hectare sem a necessidade do produtor instalar qualquer equipamento; pluviômetro nas propriedades pode deixar de existir


Publicado em: 04/12/2023 às 14:20hs

Nova plataforma monitora a chuva com acurácia e emite alertas para frentes de operações

Há algum tempo, a agricultura deixou de ser analógica para se tornar tecnológica, inovadora e digital. Tentar adivinhar a trajetória da chuva, gastar dinheiro com reaplicações desnecessárias e tabelar a quantidade de água do temporal da noite anterior coletada pelos pluviômetros pode se tornar rotinas do passado. Algumas plataformas de inteligência climática prometem ajudar o produtor nessa difícil missão que é, de certa forma, gerenciar o clima.

Uma das novas soluções que se apresentam é o Mentor, plataforma de inteligência climática do Grupo ATTO que oferece uma série de soluções para otimizar os recursos de operações agrícolas. O Mentor é um SAAS (Software como Serviço), que, além das diferenças básicas em modelos matemáticos, comuns às plataformas demais existentes, oferece o monitoramento por radar meteorológico, uma solução exclusiva no Brasil. “O grande diferencial do Mentor é sua integração com um radar meteorológico de fabricação própria da ATTO Technology, empresa pertencente ao Grupo ATTO, que nenhuma outra solução possui. Isso permite oferecer ao agricultor uma série de entregas exclusivas”, explica Dr. Carlos Frederico de Angelis, pesquisador e diretor técnico da ATTO Technology, empresa responsável pelo desenvolvimento da plataforma e do radar meteorológico.

A empresa fez investimentos e já possui oito radares instalados em Mato Grosso nos seguintes municípios: Alto Garças, Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato, Sorriso, Nova Maringá, Deciolândia, Campo Novo do Parecis, e Sapezal. Os radares batizados como Meteor, com tecnologia própria, têm raios de cobertura entre 35 km e 65 km. “O Grupo ATTO fez os investimentos nos radares e pretende ampliar a área de cobertura nos próximos anos. A agricultura precisa e merece tecnologia para monitorar o clima de maneira eficaz que permite otimizar os recursos envolvidos nas operações agrícolas”, afirma Odilio Balbinotti Filho, CEO do Grupo ATTO.

Chega de pluviômetros!

Com o Mentor, é possível ter um mapa de chuvas por cada talhão da propriedade, como se o produtor tivesse um pluviômetro a cada 100 metros. Esse mapa pode ser acumulado por períodos personalizados, fornecendo informações muito importantes para o produtor de onde começar a plantar, a colher ou o pulverizador, por exemplo. Também permite que ele faça download dos mapas e cruze com mapas de produtividade por talhão para análises mais sofisticadas.

O pluviômetro analógico, ou mesmo o digital, tem uma série de problemas, como dificuldade de manutenção, custo para coleta de dados, desperdício de tempo para o registro das informações, possível erro na leitura e na transcrição dos dados para a planilha, baixa precisão devido à interpolação, entupimentos frequentes, presença de insetos e folhas, evaporação da água armazenada, danos causados por animais, entre outros. Ter uma plataforma que entrega um mapa de chuva preciso e detalhado já é um grande avanço. “Percebemos isso como uma dor do agricultor” complementa Balbinotti.

Enfrentar o caos

Prever a direção da chuva nos próximos 60 minutos é outra entrega importante prometida pela plataforma. Em até uma hora, o operador, com o auxílio do Mentor, tem a possibilidade de verificar a trajetória da chuva. A plataforma também permite cadastrar pessoas para receber os alertas de chuva no campo.

Anteriormente, era comum toda a operação parar por uma nuvem ser avistada. Agora, com a possibilidade de prever a trajetória da chuva, somente parte das operações pode, se necessário, parar. Além disso, prosseguem, promovendo otimização de tempo e recursos, como insumos, redução das horas sem trabalho, apoio essencial às propriedades que realizam operações noturnas, eficiência e redução de custo na logística de transporte e no deslocamento de máquinas. “Esse é um ganho bastante importante para o produtor”, afirma Angelis. 

Dados cruzados

Em uma mais completa, o Mentor promete integrar dados de telemetria ou dados do GPS das máquinas e aeronaves, com mapas de chuva. E, de acordo com o tempo de ação de cada produto, pode dar uma resposta preciosa para o produtor: afinal, preciso ou não reaplicar esse agroquímico? Nos casos acompanhados nas fazendas do Grupo ATTO, a economia foi impressionante. 

Sem uma tecnologia, o produtor passaria os insumos em toda a área, e não apenas onde a plataforma mostrada. Esse movimento evita a reaplicação de áreas desnecessárias, minimizando custos e impactos ambientais, além de reduzir consideravelmente o custo. Somado a isso, uma plataforma determina qual área aplicada foi comprometida pela chuva, permitindo sua correção e aumentando a produtividade, além de um melhor controle da qualidade da operação aérea. O diretor de Inovação e Novos Negócios da ATTO Intelligence, Luiz Prates, vincula diretamente o desempenho do produtor às informações climáticas que ele obtém da plataforma. “O Mentor ajuda o produtor a tomar decisões para reduzir custos e aumentar a produtividade das operações com informações mais precisas de previsão de chuvas e volume acumulado em seus talhões”, conta.

Especialistas

A criação do Mentor reúne pesquisadores de diversas áreas com vasta experiência em clima e radares meteorológicos. Foi necessário desenvolver hardware, software e soluções que realmente entreguem valor para o produtor. Os dados de várias fontes são obtidos e a inteligência dos algoritmos gera informações objetivas que subsidiam o produtor na tomada de decisão.

“O Mentor é simples e de fácil uso pelo agricultor, não necessitando de equipe especializada ou equipamentos específicos, podendo ser acessado por computadores pessoais, tablets ou smartphones. Ele traz uma série de soluções climáticas e ambientais em um único ambiente, facilitando o trabalho do agricultor, pois, assim, ele não precisa visitar vários portais e ambientes para obter esses tipos de informação”, conta Angelis.