Publicado em: 26/09/2024 às 10:55hs
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja devido a uma forte onda de calor que afeta dez estados e o Distrito Federal. Nessas áreas, as temperaturas estão registrando até 5°C acima da média esperada para o período.
Além do Distrito Federal, o calor extremo atinge os estados de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul.
O Inmet também emitiu um alerta laranja para baixa umidade relativa do ar, abrangendo grande parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, além de áreas do Nordeste, exceto os estados de Alagoas e Sergipe. Nessas localidades, a umidade relativa pode variar entre 12% e 20%, níveis muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que estipula 60% como o ideal.
Essa condição eleva o risco de incêndios florestais e pode afetar a saúde da população, causando ressecamento da pele e desconfortos como irritação nos olhos, boca e nariz.
Diante desse cenário, o Inmet recomenda que a população aumente a ingestão de líquidos, evite atividades físicas e exposição ao sol nos períodos mais quentes do dia, e intensifique o uso de hidratantes e umidificadores para minimizar os efeitos da baixa umidade no corpo e nos ambientes.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias