Publicado em: 13/02/2014 às 08:30hs
O calor deste início de ano afetou a avicultura e já foram registrados mais de um milhão de mortes de frangos em todo o país. Quem acompanha as perdas e contabiliza o número elevado é engenheira agrônoma, Profa. Dra. Daniella Jorge Moura, que promove e coordena nos dias 17 e 18 de fevereiro, na Unicamp, o IV Workshop Ambiência de Precisão na Avicultura (IV WAPA). O evento apresentará as diversas alternativas para minimizar os efeitos das mudanças climáticas na produção animal.
O workshop tem como objetivo habilitar profissionais para a avaliação do bem-estar de aves de produção com técnicas de zootecnia de precisão, novos projetos de sistemas de climatização com base em estudos científicos realizados por pesquisadores da Unicamp. A engenheira que tem contato com diversas ferramentas no Brasil e nos exterior, cita soluções que podem ser aplicadas para o pequeno e grande produtor avícola. “O produtor precisa ter arborização próxima dos aviários, sombreando os mesmos, deve pintar o telhado de branco para refletir os raios solares, reduzir a lotação no verão, enterrar os canos de fornecimento de água para que a temperatura da mesma não suba demais, entre outros fatores simples e igualmente importantes. Já o grande produtor tem que investir em isolamento, equipar seus aviários com tecnologia de ponta, sempre entendendo muito bem o funcionamento desta tecnologia e realizando sua manutenção. O pós-venda das empresas de equipamentos se torna cada vez mais importante”, ressaltou Daniella.
A importância das empresas de equipamentos ganhou espaço no IV WAPA. O diferencial desta edição são as aulas aulas práticas de laboratório que apresentam os últimos softwares que modelam diversos cenários de interesses do produtor e contribuem para a diminuição de perdas nos galpões e o espaço para apresentações de empresas ligadas à área de ambiência (equipamentos, técnicas construtivas e manejo).
As empresas a se apresentarem já estão confirmadas e os assuntos dizem respeito à ventilação de precisão, os requisitos mínimos de ventilação em cada fase da produção, tipos de exaustores, os poluentes produzidos dentro do aviário, a utilização de sistemas de controle na ambiência avícola, a importância dos dados na avicultura moderna, a transferência de dados da granja até o abatedouro e métodos para aprimorar o manejo dos galpões e diminuir perdas na cadeia produtiva.
Fonte: Imprensa IV Workshop Ambiência de Precisão na Avicultura
◄ Leia outras notícias