Publicado em: 29/09/2025 às 19:00hs
O avanço das chuvas nas principais regiões produtoras do país e o término do vazio sanitário em mais estados deram novo impulso ao plantio da safra 2025/26 de soja e milho no Brasil. Segundo levantamento da AgRural, o clima favorável acelerou as semeaduras e melhorou a umidade do solo, essencial para a germinação das sementes.
Até quinta-feira (25), 3,2% da área estimada para a soja no Brasil já havia sido semeada, frente a 0,9% na semana anterior e 2% no mesmo período do ano passado. O Paraná lidera o ritmo de plantio, enquanto Mato Grosso registrou aumento da velocidade após a melhora das condições de umidade em várias regiões do estado.
O cenário indica um início de safra mais acelerado em comparação ao ano anterior, favorecido pela combinação de chuvas regulares e condições sanitárias mais adequadas.
O plantio da primeira safra de milho, o chamado milho verão, alcançou 32% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, ante 25% da semana anterior e 30% no mesmo período de 2024.
As chuvas recentes no Sul do país beneficiam o desenvolvimento inicial das lavouras, proporcionando boas condições para germinação e estabelecimento das plantas, mantendo o ritmo esperado para a safra.
A tendência é que, com a continuidade das precipitações e a manutenção da umidade do solo, o plantio da soja e do milho siga avançando de forma consistente nas regiões produtoras, garantindo condições favoráveis para o crescimento das culturas na primeira fase da safra 2025/26.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias