Clima

Chuva prevista para o Sudeste beneficiará café e laranja

No Sul, a entrada de uma massa de ar polar derruba as temperaturas e ajuda na prevenção das pragas do trigo


Publicado em: 13/08/2014 às 16:10hs

Chuva prevista para o Sudeste beneficiará café e laranja

A frente fria que está no Sul chega a São Paulo e levará instabilidade para o extremo sul de Minas Gerais. As chuvas virão em boa hora, uma vez que o solo está com níveis muito baixos de umidade. No sul paulista os volumes podem alcançar os 65 milímetros acumulados nos próximos dias. O tempo volta a abrir sobre o Sudeste na sexta, dia 15. Para agrônomos, essa chuva será benéfica para a região. Para a cana-de-açúcar, as pancadas irão favorecer o desenvolvimento dos canaviais que já foram colhidos e daqueles que ainda serão colhidos ao longo desse segundo semestre de 2014. No caso do café e da laranja, as chuvas, mesmo com volumes muito baixos na maior parte das localidades, entre 5 e 15 milímetros, já serão suficientes para induzir o desenvolvimento dos botões florais, que poderão numa próxima chuva, abrirem.

O sistema não terá forças para provocar chuvas sobre as demais regiões mineiras, nem tão pouco sobre as regiões norte do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, oeste baiano, Tocantins, Piauí e Maranhão, que continuarão com tempo seco e baixos índices de umidade relativa do ar. As condições para a realização da colheita do milho e do algodão são favoráveis. Por outro lado, a prolongada seca na região Sudeste está prejudicando o transporte de grãos, inclusive dos que saem de Goiás. A Hidrovia Tietê-Paranaíba-Paraná está com o nível das águas muito baixo. Esta é a pior crise do setor. Em alguns trechos do Rio Tietê, o nível da água está 5 metros abaixo do normal.

Frio no Sul do Brasil e geadas

Com o deslocamento da frente fria na região Sul, uma massa de ar de origem polar já entra com tudo sobre o Rio Grande do Sul, onde provoca a queda das temperaturas mínimas na região de fronteira com o Uruguai. As temperaturas ficarão abaixo dos 5°C para as próximas 2 madrugas, quando o sistema ganha forças. Há possibilidade para formação de geadas fracas a moderadas em várias cidades gaúchas, catarinenses e até mesmo da região sul do Paraná. Essas geadas serão benéficas, uma vez que possibilitam o controle natural das ervas daninhas e de várias pragas e doenças que vem afetando as lavouras de trigo e demais culturas de inverno.

Fonte: Rede Social do Café

◄ Leia outras notícias