Clima

Chuva e granizo provocam prejuízos em Campestre

Para o início de outubro há previsão de temporais com granizo, ventanias e descargas elétricas, adianta a Climatempo


Publicado em: 25/09/2015 às 11:30hs

Chuva e granizo provocam prejuízos em Campestre

Os produtores da cidade de Campestre da Serra, no Rio Grande do Sul, estão sofrendo com as chuvas e a influência do El Niño no clima da região. Na última quinzena, uma geada se abateu sobre o município e destruiu parte das lavouras de uva, trigo, amora, pêssego e maça.

De acordo com a meteorologista da Climatempo Michele Fernandes, o tempo vai continuar instável nos próximos 15 dias. “Com o início da primavera e influência do El Niño, a temperatura pode ficar até 2ºC acima da normalidade para o período. As chuvas serão frequentes e já no começo de outubro tem previsão de temporais com granizo, ventanias e descargas elétricas”, afirma.

A meteorologista ainda explica que o fenômeno influencia as chuvas, o que pode interferir nas plantações. “Elas são potencializadas e ficarão acima do normal em praticamente toda região Sul. Há possibilidade de enchentes e deslizamentos. Em alguns momentos, o granizo e a chuva excessiva podem causar prejuízos a regiões produtoras”, diz Michele.

A secretaria da Fazenda de Campestre da Serra informou que cerca de 70% da produção de kiwi foi afetada. Outros 60% dos campos de trigo, uva, maça, pêssego e ameixa também foram prejudicados. Segundo, Antônio Conte, assistente técnico estadual do setor de fruticultura da Emater/RS, as chuvas de granizo e geadas danificam as frutas por conta do impacto dos flocos de gelo. “A uva, por exemplo, gosta de chuvas, mas não em excesso. Além disso, como o clima estava bom os produtores se adiantaram fizeram a poda e com isso os brotos e frutos foram atingidos em cheios pelas pedras de gelo.”

A água em excesso também favorece a ocorrência de doenças fúngicas, nas uvas. Porém, de acordo com Antônio Conte da Emater/RS, como a produção está no começo da safra, ainda não é possível estimar o impacto desta geada na safra 2015/16.

Fonte: Assessoria de Imprensa Climatempo

◄ Leia outras notícias
/* */ --