Clima

Agricultor gaúcho afetado por chuvas terá prazo em dívidas

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, informou que o governo está tomando uma série de medidas para auxiliar agricultores afetados pelas chuvas no Rio Grande do Su


Publicado em: 09/07/2014 às 17:40hs

Agricultor gaúcho afetado por chuvas terá prazo em dívidas

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, informou que o governo está tomando uma série de medidas para auxiliar agricultores afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Segundo ele, serão prorrogados os prazos para o pagamento de dívidas contraídas junto ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). "O agricultores que têm investimento contratado em 2014 não terão a obrigação de quitar (a dívida) neste ano. Ela será deslocada para pagamento depois do final do contrato, que pode ser até 2017", diz.

Para os produtores de milho afetados pelas chuvas, as dívidas serão automaticamente estendidas por 36 meses. Para acessar o benefício, cidades com até 29 agricultores afetados deverão apresentar laudo individual ao banco que tem o investimento contratado para atestar o prejuízo. Em municípios com mais de 30 agricultores afetados, o laudo técnico poderá ser coletivo.

Rossetto disse ainda que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciará até a próxima sexta-feira (11), o volume de milho para ração que a estatal distribuirá para alimentar os animais das fazendas afetadas. O ministro avaliou também que as chuvas vão atrapalhar a colheita da região de trigo - mas que não devem reduzir o volume total da safra de 7,3 milhões de toneladas esperado pela Conab.

O ministro também considerou o desempenho do Pronaf, durante o Plano Safra da Agricultura Familiar 2013/2014, que cresceu 20% em relação ao ciclo 2012/2013 para R$ 22,283 bilhões.

 

Fonte: DCI - Diário do Comércio & Indústria

◄ Leia outras notícias