Certificação

Produtores poderão tirar dúvidas sobre certificação de unidades armazenadores e Sisbov durante a 41ª Exposul

Os produtores de grãos e profissionais do campo que vão visitar a 41ª Exposul de Rondonópolis terão a oportunidade de conhecer mais sobre a Certificação de Unidades Armazenadoras


Publicado em: 12/08/2013 às 17:20hs

Produtores poderão tirar dúvidas sobre certificação de unidades armazenadores e Sisbov durante a 41ª Exposul

A OCP Pantanal estará com um estande aberto todos os dias da feira para receber clientes, produtores e técnicos da área sanar dúvidas sobre o assunto.

Com a entrada em vigor da Instrução Normativa 41, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), sobre Certificação de Unidades Armazenadoras e teve como base a Lei da Armazenagem 9.973. A legislação deu responsabilidade aos Organismos de Certificação de Produtos (OCP) do credenciamento de unidades armazenadoras de grãos.  Os OCPs são acreditados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), responsável pelo controle e acompanhamento da concessão da licença e uso da identificação da certificação.

A normativa estabeleceu que, no primeiro ano, 15% da capacidade instalada das empresas estivessem certificadas. A partir de 2013, o Mapa iniciou o processo de fiscalização para acompanhar a aplicação da legislação. A expectativa é de que a legislação dê um passo significativo em termos de qualidade do alimento que vai para o consumidor, além de assegurar a competitividade brasileira tanto no mercado interno como externo.

A certificação é obrigatória para as unidades que prestam serviços remunerados a terceiros ou comercializam com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e voluntária para as demais, mas é preciso comprovar todos os requisitos exigidos pelo sistema. A partir da adoção de padrões de qualidade da certificação de unidades armazenadoras, o produtor – além de reduzir perdas e custos operacionais – passa a ter maior acesso ao mercado externo. Esse sistema define regras e procedimentos de gestão para qualificação de armazéns para a guarda e conservação de produtos agropecuários dentro de padrões internacionalmente reconhecidos, além de possibilitar a rastreabilidade da produção.

Sisbov - Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov) foi estabelecido em 2006 por meio da Instrução Normativa n° 17 pelo Mapa. O sistema visa estabelecer normas para a produção de carne bovina com garantia de origem e qualidade, que dispõe de estrutura operacional para as certificadoras credenciadas desenvolverem os serviços de rastreabilidade dos animais e a certificação das propriedades, junto ao Sisbov.

A rastreabilidade é o conjunto de ações, medidas e procedimentos adotados para caracterizar a origem, o estado sanitário, a produção e a produtividade da pecuária nacional e a segurança dos alimentos provenientes dessa exploração econômica. Os procedimentos adotados nesse sentido devem ser previamente aprovados pelo Mapa.

De acordo com Márcio Vinícius Ribeiro de Moraes, diretor da OCP Pantanal Certificadora, a presença na Exposul é suma importância pelo fato que a região de Rondonópolis ter destaque na agricultura e pecuária. “Nosso objetivo é receber nossos clientes e também levar esclarecimentos sobre nossos serviços”, explicou Moraes.

Fonte: Pauta Pronta Comunicação Corporativa

◄ Leia outras notícias