Certificação

Parceria entre Instituto Estrada Real e Mercado de Origem valoriza pequenos produtores mineiros

Representantes das entidades assinam convênio para a implantação de uma loja que vai integrar o Circuito de Mercados e será porta de entrada para quem deseja conhecer a cultura de Minas Gerais


Publicado em: 02/06/2021 às 08:20hs

Parceria entre Instituto Estrada Real e Mercado de Origem valoriza pequenos produtores mineiros

No último dia 25 de maio, o Instituto Estrada Real (IER) e o Mercado de Origem firmaram uma parceria que vai beneficiar centenas de artesãos, pequenos produtores e agricultores familiares de Minas Gerais. Durante cerimônia realizada no bairro Olhos D’Água, no local onde será inaugurado o Mercado, em 2022, representantes das entidades assinaram um convênio que marca a presença do IER com uma loja no local, compondo o Circuito de Mercados.

Para Bernard Martins, vice-presidente da Fundação Doimo, integrante do consórcio de empresas responsável pela administração do Mercado de Origem e do Circuito , “a Estrada Real vai ser uma  das grande âncora do Circuito dos Mercados. Acredito que o espaço trará um crescimento de, no mínimo, 20% a 30% de público interessado em conhecer a rota e começar seu roteiro turístico aqui. Está parceria se somará com outras diversas parcerias estratégicas já existentes como Secretaria da Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais, Prefeitura de Belo Horizonte, IMA, EMATER, SESC dentre outros”.

O diretor executivo do IER, Daniel Junqueira, também está otimista com a parceria. “Achamos que o Mercado de Origem tem muita relação com o Instituto no seu contexto geral, que é o de fomentar o turismo e o desenvolvimento da economia local. Com o objetivo de focar no pequeno produtor, no artesanato e na agricultura familiar, esse convênio ajuda o Instituto no seu objetivo amplo”, comemora.

Por meio do espaço dentro do Mercado de Origem Zona Sul, o IER busca oferecer ao turista, não só o seu receptivo, mas,  também,suvenires, produtos exclusivos do IER, produtos diversificados, feitos por pequenos produtores espalhados por toda a rota da Estrada Real. “São centenas de municípios e, por meio de parcerias com a Secretaria de Cultura e Turismo e as prefeituras dessas cidades, buscamos identificar esses produtores e trazê-los para cá”, explica Bernard.

Dessa forma, a ideia é que o Mercado de Origem se transforme em uma “porta de entrada" para quem vai conhecer a Estrada Real saindo de Belo Horizonte. "Pretendemos criar um ponto de encontro, reunir informações para o público, inclusive para quem quiser conhecer os projetos, investir, participar e fazer o turismo, que leva renda para as cidades e seu entorno”, revela Daniel Junqueira.

Com data prevista de inauguração para 2022, o IER já vem se estruturando para a montagem da loja. “Temos trabalhado em parcerias e levado pessoas para conhecer o local. Quem nos procura com problemas para escoar a produção vai encontrar maior facilidade para vender seu produto, além de obter auxílio para se adequar às normas e enfrentar outras dificuldades que possam ter. Será um grande passo”, acredita Junqueira.

Instituto Estrada Real

O Instituto Estrada Real é uma instituição sem fins lucrativos com a finalidade de valorizar o patrimônio histórico-cultural do estado e estimular o turismo, a preservação e a revitalização dos entornos das antigas Estradas Reais remanescentes.

Classificada como a maior rota turística do país, a Estrada Real inclui Patrimônios da Humanidade, como as cidades de Ouro Preto, Diamantina, Congonhas e Parati, além de diversos patrimônios naturais e histórico-culturais. Ao todo, são mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Mercado de Origem e Circuito de Mercados

Com previsão de inauguração para 2022, o Mercado de Origem é uma proposta inovadora em Belo Horizonte, que busca criar o local ideal para compra e venda de produtos artesanais e diferenciados. Por lá, o cliente vai encontrar um variado mix de lojas de produção agrícola, entretenimento, gastronomia, artesanato, decoração, beleza e até itens para pets.

O Mercado de Origem faz parte do Circuito de Mercados, um conjunto de oito mercados espalhados por bairros de Belo Horizonte e da Região Metropolitana, com o objetivo de fomentar a economia local e valorizar o trabalho dos pequenos produtores. As unidades vão funcionar nos bairros Olhos D’Água, Padre Eustáquio, Santa Teresa e Venda Nova, Cruzeiro, Bairro São Paulo  em BH, e na cidade de Betim, Contagem e  Ribeirão das Neves.

Fonte: Presoti Comunicação

◄ Leia outras notícias