Certificação

O’Coffee é recertificada em 100% no Módulo Clima da Rainforest Alliance

Primeira empresa paulista a ser certificada no Módulo Clima da Rainforest Alliance, em 2012, a O’Coffee – Brazilian Estates, do grupo Sol Panamby, acaba de ser recertificada e aprovada em 100% neste importante código de conduta


Publicado em: 28/10/2013 às 08:10hs

O’Coffee é recertificada em 100% no Módulo Clima da Rainforest Alliance

Essa certificação é concedida às propriedades que atendem às normas de agricultura sustentável desenvolvidas pelo Imaflora – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola e pela RAS - Rede de Agricultura Sustentável, da Rainforest Alliance e que adotam práticas que reduzem a emissão de gases de efeito estufa (GEEs), que promovem o estoque de carbono e que se preparam para mudanças climáticas.

A recertificação foi concedida esta semana pelos auditores, após visita à sede da empresa, a Fazenda Nossa Senhora Aparecida, situada em Pedregulho, na Alta Mogiana paulista. Eles também realizaram a inspeção anual das propriedades e aprovaram as boas práticas sociais, ambientais e de produção agropecuária, de acordo com as normas de certificação da própria Rainforest Alliance. “Os auditores elogiaram muito a fazenda, os cuidados de proteção ambiental e, principalmente, o trabalho social que estamos fazendo. Um deles, que tinha vindo à fazenda antes da atual gestão, disse que são nítidas as mudanças em todos os sentidos”, diz Edgard Bressani, superintendente da O’Coffee.

A certificação agrícola diferencia as propriedades rurais que adotam boas práticas como a conservação dos recursos naturais e ecossistemas, a contribuição para o bem-estar da comunidade na qual o empreendimento está inserido e o respeito ao trabalhador, incluindo o cumprimento das leis trabalhistas e convenções da Organização Internacional do Trabalho, entre outros requisitos.

Reconhecida internacionalmente e também no mercado interno, essa certificação agrega não só valor ao produto, mas também à imagem da empresa, que mostra transparência em suas relações com colaboradores e a comunidade e com as práticas sustentáveis de produção. “Cada vez mais consumidores brasileiros e de países como Estados Unidos, Austrália, Coréia e Japão, entre outros, distinguem as fazendas que investem em produção sustentável, levando em consideração a preservação do meio ambiente”, diz Bressani.

Para o superintendente da O’Coffee, ter as fazendas certificadas pela Rainforest e recertificadas no Módulo Clima comprova que as medidas adotadas estão corretas. “O mais importante é que essa aprovação nos incentiva a aprimorar ao máximo o nosso trabalho em cada uma das áreas auditadas, buscando a excelência na atividade prática e na qualidade dos nossos produtos sempre”.

A O'Coffee é focada na produção de cafés especiais e também é auditada anualmente por outros importantes códigos como, por exemplo, Utz Certified. É ainda associada à BSCA – Associação Brasileira de Cafés Especiais e à AMSC – Associação de Cafés Especiais da Alta Mogiana, entidade esta que trabalha agora no desenho do modelo da recém-obtida Indicação Geográfica para a região.

Fonte: Tempo de Comunicação

◄ Leia outras notícias