Certificação

O CEO da Cdial Halal se reuniu com o embaixador do Bahrein no Brasil e, dentre os assuntos abordados, oportunidades de novos negócios e o turismo no Brasil.

Encontro de Ali Saifi e Bader Abbas AlHelaid aconteceu na sexta-feira (5), em Brasília


Publicado em: 10/11/2021 às 12:40hs

O CEO da Cdial Halal se reuniu com o embaixador do Bahrein no Brasil e, dentre os assuntos abordados, oportunidades de novos negócios e o turismo no Brasil.

O CEO da Cdial Halal, Ali Saifi, encontrou-se com o primeiro embaixador do Bahrein no Brasil, Bader Abbas AlHelaid, na sexta-feira (5) com a proposta de estreitar as relações bilaterais, além de oportunidades de novos negócios entre os dois países.

Para Ali Saifi, esta foi uma oportunidade de dar visibilidade e oferecer o que temos de melhor em nossos produtos brasileiros. “O Bahrein é um país-chave, porta de entrada para outros países do Oriente Médio, e, por meio dessa parceria, poderemos atingir outros mercados indiretamente”. E completa: “As nossas proteínas são muito conhecidas no Bahrein, como a carne de frango, mas temos outras diversidades de produtos halal que podemos oferecer àquele país e novas oportunidades de negócios que podem ser geradas”.

Mercado

O Bahrein é um país árabe localizado no Oriente Médio, próximo a nações como Kuwait, Catar e Arábia Saudita. Mais de 90% das exportações brasileiras para o Bahrein são de minério de ferro e seus concentrados. Segundo dados do ComexStat, de janeiro a setembro de 2021 as exportações para aquele país contabilizaram mais de US$ 1,5 bilhão, quase 210% a mais do que o mesmo período de 2020.

Turismo

O CEO da Cdial Halal também comentou sobre o projeto que está sendo desenvolvido em Foz do Iguaçu, para transformar o município paranaense no primeiro destino turístico halal da América Latina. “O embaixador ficou muito entusiasmado com o projeto e falou da importância de promover o turismo halal para que os turistas de origem árabe e mulçumana possam escolher o Brasil como destino de suas viagens”. E Ali Saifi garante: “O embaixador sinalizou que estes destinos halal poderiam se estender para outras localidades turísticas brasileiras”.

Nova embaixada

Decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro do dia 20 de outubro de 2021 criou a embaixada Brasil no Bahrein, que será sediada em Manama, capital do país. Antes, o Bahrein era representado pela embaixada no Brasil no Kwait. Já a embaixada do Bahrein no Brasil, está localizada em Brasília desde 2018.

Ali Saifi estará na cerimônia de inauguração da embaixada em Manama, que acontecerá no dia 16 de novembro, com a presença do presidente Jair Bolsonaro.

Sobre a certificação halal

A certificação Halal atesta a qualidade da produção, da confiabilidade, da rastreabilidade e do cumprimento dos requisitos de segurança em todo o seu processo. Abrange desde a matéria-prima, todo o processo de produção, higienização, rastreabilidade, armazenagem e transporte. Pode ser aplicada a qualquer categoria de empresa, por exemplo, pecuária, agricultura, serviços de alimentação (hotéis e restaurantes), transporte, têxtil, indústria química e bioquímica, embalagens, cosméticos, produtos de origem animal perecível ou de longa vida, transporte e armazenagem, dentre outros. Embora a concentração de muçulmanos seja maior no Oriente Médio, existem quase 1.8 bilhão de muçulmanos em todo o mundo que consomem produtos que são certificados halal.

Fonte: LN Comunicação

◄ Leia outras notícias