Publicado em: 12/11/2015 às 15:15hs
Durante a premiação dos vencedores do 2º Concurso Qualidade de Café da Mantiqueira de Minas – 2015 será lançado o selo IP para cafés torrados e moídos. O selo, que será um marco na história da Região, é destinado aos cafés em grãos torrados e moídos comprovadamente originados de cafés verdes com a identificação geográfica na modalidade Indicação de Procedência e disponibilizará a tecnologia em QR Code para os torrefadores, que poderão rastrear seus lotes de café adquiridos na região. A iniciativa visa aproximar o produtor do consumidor unindo as pontas da cadeia e reforçando a transparência e rastreabilidade no processo produtivo além de promover a excelência dos cafés da região e levar reconhecimento aos produtores.
Segundo Antônio José Junqueira Villela, Presidente da APROCAM (Associação dos Produtores de Café da Mantiqueira), “o Selo de Origem e Qualidade Garantida certifica aos compradores um produto exclusivo, que foi produzido dentro da área demarcada e seguindo regras criadas para destacar as características organolépticas somente encontradas nos cafés da Mantiqueira de Minas. Através desse selo, o torrefador compartilha com o consumidor a história do produtor e detalhes como o café foi produzido. Essa é uma poderosa ferramenta que ele pode utilizar para diferenciar seu café e agregar valor à sua marca”.
No concurso, participarão cafés especiais com notas acima de 85 pontos de produtores da COCARIVE, COOPERRITA E COOPERVASS; e as provas terão início no dia 12 de novembro de 2015 em Carmo de Minas, MG.
A premiação dos cafés vencedores ocorrerá às 18h30 do dia 13/11, no Clube Urca, em Carmo de Minas (MG) e contará com a presença de produtores, representantes das cooperativas, torrefações e também do SEBRAE, que é parceiro desta iniciativa.
A Mantiqueira de Minas é uma região composta em sua maioria por pequenos produtores, refletindo uma tradição secular na produção de cafés raros e surpreendentes, sendo também uma das mais premiadas do Brasil. Em maio de 2011, foi reconhecida como Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência (IP).
A excepcional qualidade dos grãos reflete as características de um terroir único e privilegiado, sendo disputada por torrefadores e cafeterias de todo o mundo.
Sobre a Mantiqueira de Minas: A região localiza-se ao sul do estado de Minas Gerais, compreendendo 22 municípios e uma área de cultivo de 69.500 hectares dedicados à produção de aproximadamente 1.340.000 sacas de café. Essa área é distribuída entre 7.800 produtores, na sua maioria possuindo pequenas fazendas. A Indicação de Procedência é controlada pela APROCAM, entidade criada para representar e promover o desenvolvimento dos produtores da região. Mais informações no site www.mantiqueirademinas.org
Fonte: Mantiqueira de Minas
◄ Leia outras notícias