Certificação

Liv Up é reconhecida por selos que valorizam o trabalho com agricultores em São Paulo

Promovidos pelo Projeto Ligue os Pontos, selos "Sampa + Rural" e "Aqui tem a produção de Sampa" reconhecem práticas que contribuem com uma cidade mais rural, saudável e sustentável


Publicado em: 12/04/2021 às 07:40hs

Liv Up é reconhecida por selos que valorizam o trabalho com agricultores em São Paulo

Desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo e financiado pelo Bloomberg Philanthropies, o Projeto Ligue os Pontos busca melhorar e tornar visível a conexão entre quem produz o alimento - em zonas rurais, hortas urbanas e aldeias Guaranis - e quem os compra. Por meio da plataforma digital Sampa+Rural - que reúne informações sobre as partes rurais do município de São Paulo - o Projeto acaba de reconhecer com dois selos que identificam estabelecimentos que fazem parte dessa rede, a foodtech Liv Up, por sua preocupação com uma cadeia de fornecimento de valor compartilhado, curta, e sustentável em parceria com produtores familiares orgânicos. 

O município de São Paulo conta com 28% de seu território localizado em zonas rurais, o que corresponde a 420 km² e mais de 40 mil habitantes, segundo dados da Prefeitura. E por isso, para proteger a cadeia e os atores nelas envolvidos, estimular a preservação ambiental de áreas rurais, e ainda promover uma alimentação mais saudável aos paulistanos, projetos como o Ligue os Pontos tem atuado no incentivo do desenvolvimento sustentável do território rural e aprimorado as relações dessa prática com o meio urbano. 

No caso da Liv Up, a foodtech busca reconhecer o papel fundamental do agricultor na cadeia de alimentos por meio de parcerias diretas de planejamento e plantio, chamadas de Plantio Dedicado. Dessa forma, os produtores parceiros têm maior estabilidade financeira em função da garantia de compra antecipada; de preços fixos, justos e competitivos definidos em parceria com os agricultores; e da possibilidade de microcrédito rural através de adiantamentos financeiros a juros zero; entre outros benefícios. Além disso, em fevereiro de 2020, a foodtech iniciou o Plantio Dedicado com a Cooperapas (Cooperativa dos Produtores Rurais e de Água Limpa da Região Sul de São Paulo), para suprir a demanda de folhas do projeto Salad Stories, delivery especializado em saladas para consumo imediato. Como resultado da parceria, em pouco mais de um ano Nelson e Mauri - dois produtores com os quais a empresa estreitou o contato - forneceram mais de 3 toneladas de folhas à empresa que resultou em uma renda total de mais de R$20.000,00 para os agricultores. 

Assim, essas práticas da empresa foram reconhecidas pelos selos "Sampa + Rural" e "Aqui tem a produção de Sampa", que valorizam estabelecimentos que contribuem para que a cidade se torne mais rural, saudável e sustentável. As placas, entregues no formato físico e digital, permitem, por meio de um QR code, que as pessoas acessem a plataforma para saber mais informações sobre a empresa, o comprador e o trabalho com os agricultores. 

Em meio a tantas construções e avanços, a atuação da Liv Up por meio do Plantio Dedicado promoveu em 2020 uma renda média mensal maior que R$10.000,00 por produtor aos parceiros que forneceram, e consumiu mais de 500 toneladas de ingredientes orgânicos. Pedro Martins, Gerente de Sourcing e Sustentabilidade, comenta que " Fortalecer e dar visibilidade a cadeias mais justas e sustentáveis é um movimento crescente no setor de alimentação, sobretudo saudável. Para nós, como parte de nosso propósito, é ainda mais importante aderir a iniciativas como essa, não apenas para valorizar o trabalho dos produtores parceiros, mas para motivá-los a continuar e criar oportunidades de produzir cada vez mais e melhor para todo mundo". 

Fonte: Jeffrey Group

◄ Leia outras notícias