Certificação

Governo do Estado entrega certificado Selo Sabor Gaúcho para duas agroindústrias de Ijuí

Duas agroindústrias familiares de Ijuí receberam, nesta quinta-feira (19/12), do Governo do Estado, o Certificado de Inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar - Selo Sabor Gaúcho


Publicado em: 20/12/2013 às 14:20hs

Governo do Estado entrega certificado Selo Sabor Gaúcho para duas agroindústrias de Ijuí

O documento, assinado pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan, atesta que as agroindústrias Sete Sabores e Santana cumpriram todas as etapas legais do Programa e podem utilizar no rótulo dos produtos que comercializam o Selo Sabor Gaúcho. “O perfil de quem procura a nossa coordenadoria está mudando, mais de 80% dos pedidos de alvarás são feitos por donos de agroindústrias”, disse a coordenadora da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Regina Halfen.

As agroindústrias Sete Sabores e Santana, segundo o extensionista da Emater/RS-Ascar, Edevin Bernich, são as primeiras de Ijuí a receber o Certificado, de um total de 29 agroindústrias do município que aderiram ao Programa Estadual de Agroindústria Familiar – Selo Sabor Gaúcho. “É uma grande satisfação para nós”, disse o proprietário da Sete Sabores, Gelson Treter, acompanhado no evento da filha Fernanda, 18 anos. Para a agroindústria Santana, o certificado foi entregue ao casal Mara e Celso Dalmolin, que anunciaram o ingresso na atividade do filho Gustavo, também com 18 anos.

Apoio do poder público

A vereadora Rosana Tenroller disse que, na última segunda-feira, encaminhou à apreciação da Câmara Municipal de Vereadores de Ijuí, um anteprojeto de lei pedindo a criação do Programa Municipal de Agroindústria Familiar, em sintonia com o Programa de Agroindústria Familiar – Selo Sabor Gaúcho, criado pelo Governo do Estado. “É um passo importante”, justificou Rosana. “Eu fico muito feliz com a notícia, porque os programas municipais são uma estrutura de apoio aos produtores”, disse a engenheira de alimentos da Emater/RS-Ascar, Rejane Gollo Fornari.

Representante do executivo, Jaime Porazzi, disse que ainda existem muitos percalços a serem vencidos e que o poder público está empenhado em solucioná-los.

Também participaram do encontro, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Carlos Carlinski, e o fiscal sanitário da 17ª CRS, Flávio Pacheco, e agricultores familiares.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

◄ Leia outras notícias
/* */ --