Certificação

Cultivo de hortas no Gramorezinho se adequa à agricultura orgânica

A primeira turma de agricultores familiares da comunidade Gramorezinho, na zona norte de Natal, participante do “Projeto Amigo Verde”, recebe hoje (19), do Ministério da Agricultura, certificados pela capacitação sobre práticas agroecológicas no cultivo de hortaliças, seguindo normas técnicas e demais exigências de Lei Federal 10.831/03, que dispõe sobre agricultura orgânica


Publicado em: 20/12/2013 às 13:40hs

Cultivo de hortas no Gramorezinho se adequa à agricultura orgânica

Nesse primeiro momento, são 11 núcleos familiares contemplados e outros 20 receberão os certificados nos meses de janeiro e fevereiro de 2014. O evento acontecerá às 14h, na sede do Society Ouro Verde, na rua Moema Tinôco, 403, bairro Gramoré.

O Projeto Amigo Verde é uma iniciativa do Ministério Público Estadual, através da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente, Procuradoria Geral do Estado, Ministério da Agricultura, Emater-RN e o Sebrae-RN, com patrocínio da Petrobras. Os produtores são membros da Associação de Amigos Moradores do Sítio Guamaré e Adjacências (AMIGS).

A Emater-RN participou do projeto com aulas expositivas e práticas ministradas pelo engenheiro agrônomo da instituição, Cláudio Anders. O objetivo dessa ação foi capacitar os agricultores sobre a importância de substituir o cultivo de hortas pelo método tradicional (utilizando agrotóxicos) pelo manejo agroecológico, sem uso de defensivos agrícolas.

O Gramorezinho concentra boa parte da produção de hortaliças consumidas pela população da Grande Natal, gerando renda para cerca de 120 famílias. Calcula-se que 80% dos vegetais adquiridos na região metropolitana sejam cultivados na localidade. Por isso a necessidade de substituir o manejo, uma forma não apenas de conservar os recursos naturais (como o solo e água), como também preservar a saúde dos produtores e dos consumidores.

Fonte: EMATER RN

◄ Leia outras notícias
/* */ --