Certificação

Certificação de semente de soja não trans fica disponível nesta safra

Cerca de 1 milhão de sacas de soja produzidas em Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais deverão ter a certificação de sementes livres de transgênicos nesta safra


Publicado em: 07/05/2013 às 13:20hs

Certificação de semente de soja não trans fica disponível nesta safra

A disponibilidade imediata é de 400 mil sacas. “Isso vai depender do interesse das empresas sementeiras”, conta o presidente da Certificadora da Semente de Soja Libre (CERT-ID), Augusto Freire. Conforme ele, o selo é garantia de que o produto não foi geneticamente modificado.

O assunto foi discutido durante o Seminário Certificação de Sementes Livres de Transgênicos, nesta segunda-feira (6), em Cuiabá. O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Grãos Não Geneticamente Modificados (Abrange), César Borges de Souza, ressalta que a certificação das sementes atende a uma demanda mundial. “Os principais consumidores de soja no mundo querem disponível a soja convencional”.

O selo será fixado nas sacas de soja que tenha abaixo de 0,01% de contaminação transgênica. Atualmente, cerca de 20% da produção de soja no Brasil é de grão convencional. Em Mato Grosso, cuja produção é a maior no mundo, a participação das soja não transgênica é de 25%. Destam-se a região do Vale do Araguaia e os municípios de Sorriso e Sinop.

Fonte: Agrodebate

◄ Leia outras notícias
/* */ --