Certificação

Certificações ajudam consumidor na escolha do melhor café

Certificado pelo PQC e IBD, o Café do Centro traz informações sobre a procedência dos seus grãos, tipo de bebida e sabor em todas as suas embalagens


Publicado em: 25/07/2012 às 09:10hs

Certificações ajudam consumidor na escolha do melhor café

Você sabe que tipo de café está consumindo? O controle dos processos de produção e comercialização serve para nortear o consumidor na hora da compra. A certificação de produtos tem se tornado cada vez mais necessária no mercado atual, resultado das exigências dos consumidores que visam qualidade, preço justo e valor agregado.

Quando o Grupo Branco Peres assumiu o Café do Centro, em 1995, a torrefadora já primava pela qualidade dos seus grãos e é pioneira quando o assunto é informar o consumidor sobre as origens do café. Suas embalagens trazem, mesmo antes de qualquer exigência, uma tabela com as especificações sobre a procedência dos seus grãos, tipo de bebida e sabor.

Em 2004 a Associação Brasileira da Indústria do Café - Abic criou o Programa de Qualidade de Café, o PQC, para medir e graduar os tipos de café. Este programa que permanece ativo ainda hoje tem como objetivo selecionar os produtos por categorias a partir de níveis de qualidade do grão: Tradicional, Superior e Gourmet.  A proposta da Abic era agregar valor e ampliar o consumo a partir da melhoria contínua dos cafés. E foi a partir deste momento que as empresas começaram a aderir ao selo de pureza.

Segundo os proprietários da Torrefadora Café do Centro, Rodrigo e Rafael Branco Peres, a certificação e os selos de qualidade são demonstrações de que um produto, devidamente identificado, atende aos requisitos de normas ou regulamentos técnicos específicos estabelecidos por órgãos responsáveis. “No Café do Centro fazemos a seleção dos melhores grãos, a padronização do café verde por seletora óptica de grãos ou ‘olho eletrônico’, o controle automático do processo de torração, rastreabilidade total de produção, análises laboratoriais e controle externo de manutenção da qualidade pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos – ITAL e sistemas e métodos de qualida de – Boas Práticas de Fabricação”, explicam.

Ainda de acordo com Rodrigo e Rafael os cafés especiais exigem cuidados e processos específicos, a fim de produzirem uma bebida premium. “Para sua produção é necessário adequação climática, solo e técnicas de manejo - como a colheita apenas de grãos devidamente maturados -, moagem e torragem controladas e, finalmente, embalagem com nitrogênio a fim de evitar a oxidação”, revelam os especialistas em café. 

O Café do Centro também é certificado pelo IBD, o grande pilar da qualidade dos orgânicos brasileiros, é o selo mais reconhecido pelos consumidores no mercado interno e responsável pela chancela de exportação dos nossos orgânicos para mais de 70 países. Esse programa certifica o café desde a produção até a industrialização, o que o torna único no mundo. O objetivo é estimular um segmento ainda pequeno no Brasil.

Fonte: Texto & Imagem Assessoria de Comunicação

◄ Leia outras notícias