Capacitação

Uso de equipamentos de segurança é destacado em curso de roçadora

Entre os temas abordados nos variados cursos de profissionalização oferecidos pelo SENAR MINAS a trabalhadores e produtores rurais, está a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs)


Publicado em: 17/10/2013 às 14:40hs

Uso de equipamentos de segurança é destacado em curso de roçadora

No curso de roçadora, por exemplo, a segurança do operador e os cuidados tanto com a utilização e manutenção do equipamento quanto com aqueles que estiverem ao redor são destacados durante as instruções.

A roçadora é uma máquina utilizada para corte e limpeza de pastagens, forragens, plantas e arbustos. O corte é feito a partir de uma lâmina, disco ou fio que gira em alta velocidade. O instrutor Valdivino Gandra explica que a atividade requer cuidados pois envolve muitos riscos, podendo ocasionar arranhões, queimaduras, lesões graves e até irreversíveis. No curso do SENAR, o aluno é treinado para prevenir acidentes decorrentes da utilização da roçadora, como o arremesso de uma pedra ou se uma peça do equipamento se soltar. “Devido à velocidade, pode causar danos se atingir outras pessoas”.

Gandra destaca que a distância mínima de outras pessoas deve ser de 15 metros, no entanto, em algumas ocasiões, não é possível estabelecer esse distanciamento. Nesse caso, é preciso colocar uma tela de proteção de metal. “Se o trabalhador estiver trabalhando em um canteiro central em uma avenida movimentada, por exemplo, é preciso colocar uma barreira, evitando que um objeto atinja carros ou pessoas”, enfatizou.

Entre os itens básicos para esse tipo de serviço, estão luvas de couro, botina de bico de aço, caneleira, abafador de ruído, óculos, roupas fechadas e de manga longa. Também é importante ter sempre uma proteção para a cabeça. “Um capacete se a pessoa for trabalhar na floresta ou um boné em locais de intensa exposição ao sol”, exemplificou.

Essa foram algumas das lições que 12 trabalhadores da Fazenda Jequeri, em São João do Manhuaçu, tiveram na última semana. Além de aprenderem a utilizar os EPIs e a roçadora, os alunos também tiveram orientações sobre postura adequada no ambiente de trabalho, saúde, cidadania e meio ambiente.

Fonte: Assessoria de Comunicação SENAR MINAS

◄ Leia outras notícias