Publicado em: 18/07/2025 às 15:30hs
A UPL Ltd., empresa global de soluções agrícolas sustentáveis, realizou em junho o evento "OpenAg Experience: inovação que transforma o agro". Cerca de 150 pesquisadores, consultores, técnicos de cooperativas, jornalistas e influenciadores digitais participaram da imersão na Estação de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, localizada em Pereiras (SP).
Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer os diversos laboratórios da unidade, que ocupa 70 hectares e conta com infraestrutura moderna. Entre os setores visitados estão entomologia, fitopatologia, herbicidas, nematologia, tratamento de sementes, além das tecnologias de aplicação e manipulação de produtos. Na estação, são realizadas provas de conceito de produtos inovadores, com metodologias atuais e equipamentos avançados, focados nas principais culturas do Brasil.
Mariana Amaral, diretora global das estações de pesquisa e desenvolvimento da UPL, explicou que o evento buscou mostrar como a inovação é aplicada no agronegócio: “Não como algo distante ou teórico, mas como uma solução concreta para as dores reais do produtor rural. A experiência apresentou nosso modelo de inovação, que parte da escuta ativa no campo para criar soluções disruptivas, proprietárias e sustentáveis. Transformamos o produtor em cocriador de tecnologias, integrando ciência, biotecnologia e inteligência de mercado desde a identificação dos problemas até o lançamento dos produtos”.
Rogério Castro, CEO da UPL Brasil, ressaltou que a OpenAg Experience simboliza o compromisso da empresa com uma agricultura colaborativa, sem fronteiras e orientada a resultados reais. “Através de centros como este, colocamos em prática nossa estratégia de integrar ciência, escuta ativa e agilidade para antecipar soluções e gerar valor sustentável no campo”, destacou.
Durante a abertura do evento, Rogério enfatizou o empenho da UPL em oferecer soluções inovadoras, mencionando o registro e lançamento de 10 produtos em apenas um ano — um marco em seus 35 anos de carreira. Entre eles estão o fertilizante Nuvita; o fungicida biológico Luminus; os herbicidas Ecconik, Kashmir, Olea e Thunder; os inseticidas Constel, Fastmite (também acaricida e nematicida) e Propose (também acaricida); além do regulador de crescimento Melius.
Ronaldo Rodrigues, diretor de inovação, pesquisa e desenvolvimento da UPL no Brasil, também participou do evento e destacou a importância da ciência para impulsionar a agricultura nacional. “Esse é o olhar da UPL: inovação não é apenas resposta às demandas atuais, mas o caminho para liderar o futuro da produção de alimentos”, afirmou, reforçando o papel do Brasil na produção de alimentos para mais de 1 bilhão de pessoas no mundo.
Além do Brasil, a UPL conta com centros de pesquisa e desenvolvimento em seis países: Espanha, Índia, Indonésia, México, Reino Unido e Vietnã. Todos esses centros são gerenciados sob a responsabilidade da agrônoma brasileira Mariana Amaral, fortalecendo a estratégia global da empresa para o agronegócio.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias