Publicado em: 09/06/2014 às 15:40hs
Nesta semana, por meio do Centro de Treinamentos Agrícola, foi realizado em Peabiru (Centro-Oeste do Paraná) um curso de operador de colheitadeira.
Segundo o instrutor do CTA da Coamo, Domingos Basso, o objetivo do curso ministrado em Peabiru foi o de mostrar aos cooperados e operadores de colheitadeiras o que pode ser feito evitar perdas, uma vez que a colheita do milho safrinha já se aproxima. “Além de claro, se atentar aos cuidados necessários para a conservação do maquinário”, ressalta.
Basso cita que duas condições são fundamentais para que o agricultor tenha sucesso na atividade agrícola: o treinamento dos operadores e a própria regulagem do maquinário. O instrutor lembra que existe uma preocupação por parte da Coamo com esse aspecto, tanto que treinamentos são realizados regularmente, levando informação aos cooperados há cerca de 30 anos. “A importância é fazer com que o produtor consiga utilizar da melhor maneira possível as tecnologias existentes. A preocupação é sempre que perdas sejam evitadas”, esclarece.
O instrutor lembra que essa preocupação tem feito com que os agricultores avancem cada vez mais na tecnologia, tirando proveito dela para ampliar os resultados da propriedade. Ele reforça ainda que o trabalho desenvolvido pelo CTA da Coamo tem ajudado a difundir as tecnologias no campo. “Anualmente são realizados dezenas de cursos, desde a regulagem do maquinário, até uma simples orientação técnica, sempre com objetivo de auxiliar os agricultores”, destaca.
O cooperado John Maicon Machry, destaca que é preciso se atualizar para evitar perdas na lavoura, evitando o máximo possível de desperdício. “Detalhes simples que se aprende nas atividades, fazem a diferença em todo processo de produção no campo. Participar do treinamentos promovidos pelo CTA da Coamo, é também uma forma de otimizar a vida útil do maquinário, que é um patrimônio de custo elevado e muito importante para o produtor rural”, relata.
Celso de Oliveira observa a importância de se atualizar em todos os sentidos. Ele explica que nesse curso aprendeu desde regulagem do maquinário até mesmo segurança. “Além da parte teórica também aprendemos na prática. É um beneficio importante que a Coamo nós oferece”, comenta.
Na opinião de Jean Carlos dos Santos Fernandes é sempre oportuno participar dos cursos, ainda mais nesse momento em que a colheita de milho safrinha se aproxima. “É preciso aprender e se aperfeiçoar para que possamos evitar perdas. A colheita se aproxima e quando começar estaremos com o maquinário em dia e com a melhor regulagem”, diz.
PARTICIPAÇÃO – Para se ter uma ideia da importância desse trabalho desenvolvido pelo Centro de Treinamento Agrícola da Coamo, no ano passado, foram 113 cursos com 1.631 participantes. Dentre os temas, os produtores participaram do curso de operador de colheitadeira, aplicação de agrotóxico tratorizado, regulagem plantadora e semeadora, formigas cortadeiras, operador de trator agrícola e regulagem de máquina colhedora.
Fonte: Assessoria de Imprensa Coamo
◄ Leia outras notícias