Publicado em: 16/07/2014 às 12:20hs
A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) promoverão no dia 23 de julho, no município de Linhares (ES), um treinamento para ‘Diagnose e Controle das Viroses pela Prática do Roguing’. O intuito da entidade é capacitar os trabalhadores rurais da cultura do mamão para o controle das viroses do mamoeiro, como o mosaico, doença que ataca as plantações causando sérios prejuízos na atividade.
Durante a capacitação, os participantes poderão obter mais conhecimento teórico e prático sobre o tema que será abordado pelo fitopatologista e pesquisador do Incaper, Enilton Nascimento Santana. A aula teórica ocorrerá no auditório da Fazenda Experimental do Incaper. Já a aula prática será realizada na Fazenda da Empresa Frutmel, mostrando na prática os procedimentos para identificação dos sintomas da doença na planta.
Interessados em participar do treinamento podem entrar em contato com a Brapex até o próximo dia 18 pelo telefone (27) 3264-0477 ou 99946-9110. A Brapex alerta aos produtores de mamão para que realizem o monitoramento constante na lavoura e eliminação de plantas infectadas, evitando a disseminação da doença. O período com temperaturas mais baixas favorece o surgimento de lavouras de mamão com mais incidência de viroses. A qualificação dos funcionários que atuam nas lavouras é essencial para o controle eficaz das doenças que afetam a cultura.
Fonte: BRAPEX - Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya
◄ Leia outras notícias