Capacitação

Sistema ILPF estimula capacitações no interior do MS

A recente produção de eucalipto e seringueira associada à tradicional pecuária de corte e leite em Camapuã (MS) tem estimulado as capacitações no setor


Publicado em: 04/07/2014 às 14:20hs

Sistema ILPF estimula capacitações no interior do MS

Cerca de 400 certificados foram entregues pelo Senar/MS - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul, sendo 58 de qualificação para o sistema ILPF - Integração Lavoura, Pecuária e Florestas. Os estudantes receberam os certificados, em cerimônia realizada na Acricam – Associação dos Criadores de Camapuã.

De acordo com o professor do curso Técnico em Agropecuária do Ceep – Centro Estadual de Ensino Profissional, Eduardo Azevedo dos Santos Júnior, a demanda por capacitações voltadas ao sistema ILPF tem aumentado significativamente. “A diversificação na produção agropecuária do município aumenta a todo o momento e junto carrega a necessidade de informações a atualizações do profissional do campo”, destaca Santos Júnior, docente no curso de Técnico Agropecuário para alunos de 15 a 60 anos de idade, em Camapuã.

Segundo o professor, são necessários cursos voltados à agricultura familiar que estimulem a diversificação de renda. “Além do curso de inseminação artificial que já solicitamos para dar qualidade à pecuária local, ainda neste ano será necessária a capacitação voltada para o plantio de hortaliças. O intuito é oferecer mais possibilidades de renda ao produtor e mais informações aos estudantes”, pontua o Santos Júnior.

Entre as capacitações conduzidas pelo Senar/MS nos últimos meses em Camapuã está a Implantação e Manejo Básico de Horta, Manutenção preventiva de Tratores Agrícolas (pneus), Relações Interpessoais no Trabalho e para a Vida, Corte e Costura Básico e Doma Racional.

Para o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta, a capacitação é uma atividade que necessita de frequente renovação. “Quem não busca por conhecimento não se desenvolve profissionalmente ou dá espaço para concorrentes no mercado de trabalho. A renovação de informações tem de ser rápida e não deve passar de dois anos para atualização, independente do ramo”, afirma Beretta, na cerimônia de certificação em Camapuã, nesta segunda-feira (30).

Também participaram da certificação o presidente do Sindicato Rural do município, Saturnino Silveiro Pereira, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Maurício Polombo, a secretária de Educação, Célia Ortolan, e o vereador de Camapuã, Humberto Bogarim.

Fonte: SENAR MS

◄ Leia outras notícias