Capacitação

Sistema Faemg Senar amplia programa ATeG e beneficia mais de 2 mil produtores nas Matas de Minas e Caparaó

Expansão fortalece o campo e amplia o alcance da assistência técnica no interior mineiro


Publicado em: 17/10/2025 às 10:20hs

Sistema Faemg Senar amplia programa ATeG e beneficia mais de 2 mil produtores nas Matas de Minas e Caparaó

O Sistema Faemg Senar vai ampliar a presença do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em Minas Gerais, com a criação de 23 novos grupos na área de atuação do Escritório Regional de Viçosa até o fim deste ano. A iniciativa se soma aos 53 grupos já em funcionamento, alcançando mais de 2 mil produtores rurais em diferentes cadeias produtivas.

Novos grupos vão atender cadeias produtivas estratégicas

A expansão do programa contempla atividades essenciais para o desenvolvimento regional, como cafeicultura, bovinocultura de leite, apicultura, fruticultura, olericultura e agroindústrias de derivados lácteos e de cana-de-açúcar.

Os novos núcleos atenderão produtores de 27 municípios das regiões das Matas de Minas e Caparaó, incluindo Alvinópolis, Mariana, Manhuaçu, Muriaé, Espera Feliz, Carangola, Caparaó, Ponte Nova, Tombos, Simonésia, Araponga, entre outros.

Expansão reflete a crescente demanda por assistência técnica

De acordo com Marcos Reis, gerente regional do Sistema Faemg Senar em Viçosa, a ampliação do programa responde à alta procura por orientação técnica e gerencial por parte dos produtores.

“Estamos atendendo a uma grande demanda por assistência técnica e gerencial. Muitos produtores precisam desse apoio. Com o suporte dos sindicatos rurais e das empresas parceiras, conseguimos levar técnicos qualificados de forma gratuita por dois ou quatro anos”, explica Reis.

ATeG transforma a gestão e os resultados dentro das propriedades

O diferencial do programa, segundo o gerente, está na transformação prática dentro das fazendas. A metodologia aplicada pelo ATeG oferece orientação personalizada, com acompanhamento contínuo feito por profissionais especializados, como agrônomos e veterinários.

“A assistência técnica ajuda o produtor a fazer a coisa certa, na hora certa e do jeito certo. O produtor percebe que o técnico gera muito mais resultado do que despesa”, destaca Marcos Reis.

Como participar do programa ATeG

Produtores interessados em participar do programa de Assistência Técnica e Gerencial devem procurar o Sindicato dos Produtores Rurais do seu município para obter informações sobre inscrições e disponibilidade de vagas.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias