Capacitação

Senar/SC qualifica mais de 6.700 produtores rurais e suas famílias neste mês de junho

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promove neste mês de junho 417 treinamentos gratuitos em todo o território catarinense


Publicado em: 05/06/2014 às 07:40hs

Senar/SC qualifica mais de 6.700 produtores rurais e suas famílias neste mês de junho

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promove neste mês de junho 417 treinamentos gratuitos em todo o território catarinense. A meta é qualificar mais de 6.700 produtores rurais e suas famílias.

A entidade tem a missão de realizar a educação profissional e promoção social das pessoas do meio rural, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento sustentável do País. “O Senar estimula a aprendizagem de maneira harmônica, mudando a visão do homem sobre si mesmo e sobre o mundo em que ele vive”, realça o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.

Entre os treinamentos oferecidos no norte do Estado, nesta semana, estão o de iniciação à informática em Mafra (2 a 3), de qualidade do leite em Monte Castelo (2 a 3), de rédeas em Irineópolis (2 a 6), de artesanato de crochê e tricô em Papanduva (2 a 6), de acolhida no meio rural em Itaiópolis (3 a 4), de embutidos e defumados de carne suína em Matos Costa (3 a 4), de olericultura orgânica e produção de mudas frutíferas em Canoinhas (3 a 4), aplicação de agrotóxicos em Bela Vista do Toldo (3 a 5) e de Programa 5S em Joinville (5 a 6).

No Vale do Itajaí serão realizados os cursos de confeitaria em Aurora (2 e 3), de criação de abelha rainha em Nova Trento (2 e 3), de jardineiro em Imbuía (2 e 3), de reformas e pequenas costuras em Major Gercino (2 a 6), de manejo de colméia em Massaranduba (3 e 4), de primeiros socorros em Mirim Doce (3 e 4), de conservas de frutas em Agrolândia (5 e 6) e de cortes e assados de carne suína em Ascurra (5 e 6).

Na região Sul ocorrem, entre outros, os cursos de transformação de peixes e frutos do mar em Biguaçu (2 e 3), de doces de leite e iogurte em São José (2 e 3), de artesanato com pintura em Grão Pará (2 a 5), de confecção de peças do vestuário íntimo em Araranguá (2 a 9), de conservas de frutas em Forquilinha (3 e 4), de beneficiamento de fibra de bananeira em Águas Mornas (3 e 4) e de boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias em Florianópolis (5 e 6).

Entre os treinamentos previstos na serra catarinense estão os de bovinocultura de corte em Celso Ramos (2 e 3), de tratores e implementos agrícolas em São Joaquim (2 a 4), de artesanato em bordado em Painel (2 a 5), de artesanato de crochê e tricô em Alfredo Wagner (2 a 6), de inseminação artificial em bovinos em Bocaina do Sul (2 a 6), de cultivo protegido de hortaliças em São José do Cerrito (3 e 4), de artesanato com pintura em Campo Belo do Sul (3 a 6) e de bordado com patchcolagem em Ponte Alta (4 a 6).

Na região do meio-oeste, entre os cursos previstos estão os de cortes, assados e empanados de frango em Campo Novos (2 e 3), de informática básica em Erval Velho (2 e 3), de cultivo de plantas medicinais em Lebon Régis (2 e 3), de reformas e pequenas costuras em Catanduvas (2 e 6), de artesanato com pintura em Vargem Bonita (3 a 6) e de aproveitamento integral de alimentos em Videira (5 e 6).

No oeste, entre os treinamentos estão o de presuntaria e salamaria de carne suína em Paial (2 e 3), de aumento da produtividade do mel em Marema (2 e 3), de produção caseira de pães e biscoitos em Abelardo Luz (2 a 4), de criação de bezerras e novilhas em Concórdia (3 e 4), de doces de leite e iogurte em Erval Velho (4 e 5), de primeiros socorros em Caçador (5 a 6) e de manejo de gado leiteiro em Seara (5 e 6).

Entre os cursos que serão desenvolvidos no extremo-oeste estão o de reformas e pequenas costuras em Iporã do Oeste (2 e 6), de qualidade do leite em Cunha Porã (3 e 4), doces de leite e iogurte em São Carlos (4 e 5), de produção caseira de pães e biscoitos em São Miguel do Oeste (4 e 6) e de controles gerenciais da propriedade rural em Campo Erê (5 e 6).

Os demais treinamentos podem ser encontrados no site do Senar/SC (www. senar.com.br) que traz as especificidades, carga horária, local e data de realização. Para participar, o produtor deve procurar o Sindicato Rural do município.

 

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias