Publicado em: 03/08/2015 às 12:30hs
Para qualificar produtores rurais e suas famílias, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promove 373 treinamentos gratuitos no mês de agosto em todo o território catarinense. A intenção é beneficiar mais de 6.000 participantes.
A entidade organiza, administra e executa o ensino de formação profissional rural e a promoção social do produtor e trabalhador rural e sua família, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento sustentável do País. “O Senar estimula a aprendizagem de maneira harmônica, mudando a visão do homem sobre si mesmo e sobre o mundo em que ele vive”, realça o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.
TREINAMENTOS
Entre os treinamentos oferecidos, no Norte do Estado, estão os de irrigação em Araquari, de segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos em Canoinhas, de artesanato com pintura em Itaiópolis, de produção caseira de pães e biscoitos em Monte Castelo, de manejo de gado leiteiro em Papanduva e de operação e manutenção de roçadeira em São Bento do Sul.
No Vale do Itajaí, entre os cursos que serão realizados estão os de reformas e pequenas costuras em Leoberto Leal, de instalações e manutenção de redes elétricas em Chapadão do Lageado, de cultivo protegido de hortaliças de São João do Itaperiú, de controle agroecológico de pragas e doenças em Jaraguá do Sul, de acolhida no meio rural de Indaial de presuntaria e salamaria de carne suína em Santa Terezinha.
Na região Sul ocorrem os treinamentos de reformas e pequenas costuras em Araranguá, de beneficiamento e transformação de peixes e frutos do mar em Maracajá, de artesanato com pintura em Armazém, confeitaria em Jaguaruna e fruticultura básica em Rio Fortuna.
Na região Leste, entre as qualificações, estão as de produção de pólen apícola em Angelina, de manejo de colmeia em São Bonifácio e boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias em Santo Amaro da Imperatriz.
Entre os treinamentos previstos na Serra Catarinense estão os de segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos em Alfredo Wagner, de aproveitamento integral de alimentos em Bocaina do Sul, de artesanato de bordado em Lages, de presuntaria e salamaria de carne suína em ponte Alta do Norte e operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas em São Joaquim.
Na região do Meio Oeste, entre os cursos estão os de aumento da produtividade do mel em Água Doce, de beneficiamento e conservação de pescado em Campos Novos, de operação e manutenção de roçadeira em Capinzal, de confecção de peças do vestuário social em Herval d’Oeste, de primeiros socorros em Erval Velho e de doma racional de equídeos em Lebon Régis.
No Oeste, entre os treinamentos estão os de embutidos de carne suína em Guatambu, de produção caseira de pães e biscoitos em Marema, de artesanato em couro em Xanxerê, de instalações e manutenção de redes elétricas em Paial, de controles gerenciais da propriedade rural em Seara e de cultivo de plantas medicinais em Coronel Martins.
Entre os cursos que serão desenvolvidos no Extremo-oeste, estão os de bordado em chinelos em Campo Erê, de confecção de peças do vestuário social em Palma Sola, de manejo do pomar em Galvão, de gestão ambiental na produção de leite em Maravilha e de cortes, assados e empanados de frango em Romelândia.
Os demais treinamentos podem ser encontrados no site do Senar/SC (www. senar.com.br) que informa as especificidades, carga horária, local e data de realização. Para participar, o produtor deve procurar o Sindicato Rural do município.
Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional
◄ Leia outras notícias