Publicado em: 10/07/2014 às 12:40hs
A meta é qualificar mais de 6.300 produtores rurais e suas famílias.
A entidade organiza, administra e executa ensino de formação profissional rural e promoção rural do produtor e trabalhador rural e sua família, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento sustentável do País. “O Senar estimula a aprendizagem de maneira harmônica, mudando a visão do homem sobre si mesmo e sobre o mundo em que ele vive”, realça o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.
TREINAMENTOS
Entre os treinamentos oferecidos no norte do Estado, estão o de produção de frangos e ovos caipiras em Matos Costa, de produção caseira de pães e biscoitos em Guaramirim, e doma racional de equídeos em Mafra, de manejo do pomar em Monte Castelo e de cultivo protegido de hortaliças em Papanduva.
No Vale do Itajaí, entre os cursos serão realizados os de conservação do solo em Agrolândia, de boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias em Ascurra, de manejo de colméia em Nova Trento e floricultura em Vidal Ramos.
Na região Sul ocorrem, entre outros, os cursos de operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas em Grão Pará, de aproveitamento integral de alimentos em Palhoça, de beneficiamento e transformação de peixes e frutos do mar em Laguna, de manejo de gado leiteiro em Sombrio e de confecção de peças do vestuário social em Santo Amaro da Imperatriz.
Entre os treinamentos previstos na serra catarinense estão os de preparação do fio em Cerro Negro, de bordado em chinelos em Correio Pinto, de produção caseira de massas para congelamento em Lages e de olericultura orgânica em São Joaquim.
Na região do meio-oeste, entre os cursos previstos estão os de casqueamento em bovinos em Salto Veloso, em gestão da propriedade rural em Água Doce, de produção de frangos e ovos caipiras em Caçador, de artesanato em couro em Catanduvas e de queijos e industrialização de soro em Erval Velho.
No oeste, entre os treinamentos estão o de implantação do pomar em Abelardo Luz, de cortes e assados de carne suína em Chapecó, de beneficiamento e conservação de pescado em Concórdia, de artesanato com fibras naturais em Ipira, de cultivo de plantas medicinais em Coronel Martins e de Programa 5S em Xaxim.
Entre os cursos que serão desenvolvidos no extremo-oeste estão o de produção caseira de pães e biscoitos em Santa Terezinha do Progresso, de comercialização na propriedade rural em São Lourenço do Oeste, de controle de qualidade no transporte do leite em São Miguel do oeste e de beneficiamento e conservação de pescado em Descanso.
Os demais treinamentos podem ser encontrados no site do Senar/SC (www. senar.com.br) que traz as especificidades, carga horária, local e data de realização. Para participar, o produtor deve procurar o Sindicato Rural do município.
Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional
◄ Leia outras notícias