Capacitação

Senar/SC profissionaliza famílias rurais com 408 treinamentos gratuitos

A meta é beneficiar aproximadamente 6.600 produtores rurais do Estado.


Publicado em: 02/09/2013 às 18:30hs

Senar/SC profissionaliza famílias rurais com 408 treinamentos gratuitos

 “Aprender a fazer fazendo” é o princípio metodológico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), que no mês de setembro disponibiliza 408 cursos gratuitos em todo o território catarinense. A meta é beneficiar aproximadamente 6.600 produtores rurais do Estado.

Entre os treinamentos oferecidos no norte do Estado estão o de produção de frangos e ovos caipiras em Guaramirim, de confecção de peças do vestuário social em Garuva, de operação e manutenção de roçadeira em Joinville e instalação e manutenção de redes elétricas em Monte Castelo.

No Vale do Itajaí o treinamento de cultivo hidropônico de hortaliças reunirá os produtores em Agrolândia, de formas associativas no meio rural em Rodeio, de doces de leite e iogurte em Ituporanga e de boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias em Petrolândia.

Na região sul ocorrem os cursos de licores e sucos em Balneário Arroio do Silva, de beneficiamento e transformação de peixes e frutos do mar em Florianópolis, de identificação e seleção de oportunidades de negócios de Criciúma, de qualidade do leite em São Bonifácio, de manejo de gado leiteiro em Águas Mornas e de primeiros socorros em Turvo.

Na serra catarinense estão previstas as capacitações de bordado em chinelos em Alfredo Wagner, de aplicação de agrotóxicos em Cerro Negro, de implantação e manejo de pastagens em Cerro Negro, ensilagem em Curitibanos, operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas em Lages e casqueamento em bovinos em São José do Cerrito.

A região do meio oeste contará com os cursos de aumento da produtividade do mel em Água Doce, de fruticultura em Campos Novos, de embutidos e defumados de carne suína em Vargem, de queijos e industrialização de soro em Jaborá e artesanato em couro em Luzerna. No oeste, entre os treinamentos estão os de piscicultura em Abelardo Luz, de cortes, assados e empanados de frango em Guatambu, do Programa 5S em Chapecó, de artesanato com fibras naturais em Piratuba e de gestão ambiental em propriedades rurais em Arabutã.

Entre os cursos que serão desenvolvidos no extremo oeste estão o de manejo de colméia em Palma Sola, de produção caseira de pães e biscoitos em Galvão e de acolhida no meio rural em São Carlos.

A missão da entidade é desenvolver ações de formação profissional rural (FPR) e atividades de promoção social (PS), contribuindo para profissionalização, integração na sociedade, melhoria da qualidade de vida e pleno exercício da cidadania. “O Senar estimula a aprendizagem de maneira harmônica, mudando a visão do homem sobre si mesmo e sobre o mundo em que ele vive”, explica o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi.

Os demais treinamentos podem ser encontrados no site do Senar/SC (www.senar.com.br), que traz as especificidades, carga horária, local e data de realização. Para participar, o produtor deve procurar o Sindicato Rural do município.  Outras informações podem ser obtidas também pelo telefone (48) 3333-0322.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias