Capacitação

Senar/SC oferece 390 treinamentos de formação profissional rural

O objetivo é contribuir para a qualificação, integração na sociedade, qualidade de vida e cidadania dos produtores rurais e suas famílias


Publicado em: 14/11/2014 às 15:40hs

Senar/SC oferece 390 treinamentos de formação profissional rural

Mais de 6.300 produtores rurais serão beneficiados com os 390 treinamentos gratuitos disponibilizados neste mês de novembro pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc). O objetivo é contribuir para a qualificação, integração na sociedade, qualidade de vida e cidadania dos produtores rurais e suas famílias.

A entidade organiza, administra e executa ensino de formação profissional rural e promoção social do produtor e trabalhador rural e sua família, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento sustentável do País. “O Senar estimula a aprendizagem de maneira harmônica, mudando a visão do homem sobre si mesmo e sobre o mundo em que ele vive”, realça o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.

TREINAMENTOS

Entre os treinamentos oferecidos, no norte do Estado estão o de gestão da propriedade rural em Matos Costa, de conservas de hortaliças e temperos em Guaramirim, de cultivo de plantas medicinais em Jaraguá do Sul, de beneficiamento e conservação de pescado em Balneário Barra do Sul e olericultura orgânica em Araquari.

No Vale do Itajaí, entre os cursos que serão realizados estão os de instalação e manutenção de redes elétricas em Trombudo Central, de criação de abelha rainha em Massaranduba, de artesanato com pintura em Taió e de jardineiro em Vidal Ramos.

Na região Sul ocorrem os treinamentos de bordado com patchcolagem em Armazém, de floricultura em Braço do Norte, de bordado em chinelos em Florianópolis, de cultivo protegido de hortaliças em Palhoça, de irrigação, aplicações, manejo e fertirrigação em Imaruí e de produção caseira de pães e biscoitos em Morro da Fumaça.

Entre os treinamentos previstos na serra catarinense estão os de boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias em Bom Jardim da Serra, de emissão da guia de trânsito animal (e-GTA) em Lages, de artesanato em couro em Ponte Alta e de confecção de peças do vestuário íntimo em São José do Cerrito.

Na região do meio-oeste, entre os cursos estão os de inseminação artificial em bovinos em Água Doce, de produção caseira de massas para congelamento em Treze Tílias, aproveitamento integral de alimentos em Caçador, de iniciação à informatica em Jaborá, doces de leite e iogurte em Joaçaba e boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias em Tangará.

No oeste, entre os treinamentos estão os de operação e manutenção de motosssera para o corte de árvores em Abelardo Luz, de conservas de hortaliças e temperos em Chapecó, do Programa 5S em Concórdia, de cortes, assados e empanados de frango em Faxinal dos Guedes e de empreendedorismo rural em Passos Maia.

Entre os cursos que serão desenvolvidos no extremo-oeste estão os artesanato em tear com lã de ovelha em Campo Erê, de gestão ambiental em propriedades rurais em São Lourenço do Oeste, de controle da qualidade no transporte do leite em São Miguel do Oeste e de presuntaria e salamaria de carne suína em Romelândia.

Os demais treinamentos podem ser encontrados no site do Senar/SC (www. senar.com.br) que traz as especificidades, carga horária, local e data de realização. Para participar, o produtor deve procurar o Sindicato Rural do município.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias