Capacitação

SENAR-RS promove trabalho de inclusão em São José do Norte

Atividades para os jovens iniciam hoje no município


Publicado em: 01/07/2015 às 14:20hs

SENAR-RS promove trabalho de inclusão em São José do Norte

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (SENAR-RS) está retomando um trabalho de inclusão em São José do Norte, no extremo Sul do Estado. Em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), o Sindicato Rural e a prefeitura do município, a entidade lança duas novas turmas do Programa Jovem Aprendiz em 29 de junho. Serão 808 horas de capacitação nas áreas de silvicultura e olericultura.

A expectativa é atender 50 alunos durante o curso, que termina em maio de 2016. "As turmas são mistas, consideramos isso bem importante. Todos são alunos da rede regular de ensino, alguns jovens com deficiência e outros não", pois ao incluir alunos com deficiência, estamos contribuindo para a construção de uma nova geração e que entre as diferenças, todos somos iguais, explica a coordenadora de Promoção Social do SENAR-RS, Sandra Catarina Vieira.

Durante o período, os estudantes firmam contrato de estágio com empresas dos respectivos setores. Segundo Sandra, o trabalho também é uma demanda das próprias empresas da região, que precisam por lei preencher cotas em seu quadro de funcionários. Trabalho similar já vem sendo feito no município de Minas do Leão desde 2012. São José do Norte recebeu turmas em 2013. A capacitação, feita por meio de instrutores do SENAR-RS, é totalmente gratuita.

O SENAR-RS começou, ainda este ano, cursos em Vacaria, São Sepé, Rosário do Sul e Minas do Leão. A instituição ainda planeja turmas nos municípios de Santa Vitória do Palmar e Cambará do Sul. A expectativa é atender 350 alunos ao longo do ano.

Com o Jovem Aprendiz, mais de 1,4 mil gaúchos tiveram oportunidade de aprender, por meio dos cursos de capacitação do SENAR-RS, especialidades da área rural e ganharam visibilidade para construir sua profissão no campo. O programa foi lançado em 2004, com projeto piloto, em Candelária.

Fonte: Senar - Assessoria de Comunicação SENAR-RS

◄ Leia outras notícias