Capacitação

SENAR/MT atende solicitação de produtores para formar novos sucessores do campo

Jovens de Jaciara darão início ao programa que ensina como continuar os negócios da família


Publicado em: 01/09/2015 às 17:15hs

SENAR/MT atende solicitação de produtores para formar novos sucessores do campo

Os produtores rurais do município de Jaciara, a 144 km de Cuiabá, Mato Grosso, terão acesso a informações sobre como o patrimônio e a gestão, preservação dos relacionamentos, respeito e construção das histórias das empresas familiares e análises financeiras e contábeis podem ser instrumentos para tomada de decisões. No dia 03 de setembro, 15 famílias produtoras da região darão início ao Programa Sucessão Familiar.

O programa é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato grosso (SENAR/MT), em parceria com o Sindicato Rural de Jaciara.

De acordo com o presidente do sindicato, Ereno dos Santos, a vontade de fazer o curso de sucessão partiu dos próprios produtores. “A preocupação é fazer com que os filhos conheçam e tenham interesse em continuar nos negócios da família", afirma Ereno.

Sobre o Programa

O SENAR/MT desenvolve o programa Sucessão Familiar há quatro anos e já capacitou cerca de 150 pessoas, de 70 famílias, nos municípios de Cuiabá, Rondonópolis e Sinop com o objetivo de preparar sucessores do campo. "Para participar do programa é preciso inserir a família então geralmente a turma é composta por duas pessoas da família, geralmente o sucessor e o sucedido", explica o analista de projetos técnicos, Eduardo Silveira, gestor do Programa Sucessão Familiar.

Ele comenta que a meta do SENAR/MT é formar 90 pessoas em 2015. "Além de Jaciara, já estão em andamento as turmas do ‘Sucessão Familiar’ realizadas em parceria com os Sindicatos Rurais de Campo Novo do Parecis e Lucas do Rio Verde", informa Silveira.

Pré-requisitos

Para participar do programa Sucessão Familiar é necessário ter mais de 18 anos, ser alfabetizado com noções básicas de matemática e ainda ter dois membros da família na mesma turma: o sucessor e o sucedido.

Fonte: Senar - Assessoria de Comunicação do SENAR/MT

◄ Leia outras notícias
/* */ --