Publicado em: 27/08/2015 às 13:30hs
Participaram profissionais das áreas de mecanização, bovinocultura e agroindústria. Este trabalho é constante e ocorre desde 2010 com o objetivo de melhorar o ensino profissional oferecido ao homem do campo.
De segunda (17) à sexta-feira (21), os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar experiências e atualizar os principais tópicos da metodologia utilizada pela instituição. Em seguida, os instrutores aplicaram o conhecimento teórico na prática, ministrando micro aulas.
A instrutora de Aplicação de Agrotóxicos Gláucia de Ávila Primieri ministra cursos há dois anos e meio. Para ela, o encontro contribuiu para enriquecer as aulas. “Uma coisa é ter o aprendizado e ir a campo. Mas outra é quando vamos a campo e passamos pela atualização depois, é melhor para aprimorar o trabalho e voltar com mais alternativas para ajudar o aluno a fixar o conhecimento”, destacou.
Já para Luis Carlos Dias, instrutor de cursos do Senar há 20 anos, esta foi uma oportunidade de renovação. “Foi muito válido. A metodologia facilita a exposição do conhecimento ao aluno. E no encontro podemos rever isso. Há uma evolução constante a fim de agregar ao trabalho do dia a dia”, explicou.
Shirley Rosana de Oliveira saiu de São Paulo para Minas Gerais. Ela trabalha com processamento de alimentos, panificação, defumados e legislação na agroindústria. “É muito diferente. Aqui a avaliação do aluno é cobrada”, pontuou.
A atualização foi conduzida pela assessora pedagógica Mírian Rocha, com o apoio de Cristiane Trigueiro, da Assessoria Pedagógica do Senar. O coordenador de Formação Profissional Rural (FPR), Luiz Ronilson Araújo Paiva, esteve presente no último dia do processo.
Fonte: Assessora de Comunicação - Regional de Viçosa
◄ Leia outras notícias