Capacitação

SENAR MINAS capacita integrantes do projeto ‘Caminho do Campo’

Os produtores rurais de Teixeiras estão sendo capacitados desde 2014 e podem melhorar a qualidade de vida


Publicado em: 07/04/2015 às 13:50hs

SENAR MINAS capacita integrantes do projeto ‘Caminho do Campo’

Oito cursos foram realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR MINAS) e Sindicato de Produtores Rurais de Viçosa em parceria com o projeto “Caminho do Campo”, idealizado pela Associação dos Produtores de Hortaliças, Frutas, Flores e Plantas Ornamentais de Teixeiras e Região (Asplan). O objetivo da iniciativa é contribuir para a geração de renda no município por meio da implantação de um roteiro de Agroturismo. Os produtores rurais de Teixeiras estão sendo capacitados desde 2014 e podem melhorar a qualidade de vida.

Entre os cursos já oferecidos estão Embutidos e Defumados, Motosserra, Roçadora, Turismo Rural, Doces Cristalizados, Artesanato de Fibras e o programa Negócio Certo Rural. O mais recente, entre os dias 24 e 28 de março, foi o de Viveirista Florestal. Doze produtores das comunidades de Botafogo, Santo André, Pedra Rachada, Palmeiras e moradores da cidade participaram da capacitação, ministrada pela instrutora Cleicimar Canuto Costa, no Sítio Aconchego.

Os alunos aprenderam a construir viveiros e todos os processos que envolvem a produção de mudas, da colheita das sementes até o plantio. “Eles ficaram muito interessados na arborização das vias rurais. Diante disso, foquei nas plantas nativas da região. Posteriormente também vou dar o curso de plantas ornamentais”, explicou a instrutora. A capacitação também contribuiu para uma das ações do projeto, que é a criação de um viveiro municipal para que o trecho possa ter melhorias ambientais com o plantio de mudas.

De acordo com o presidente da Asplan, Jershon Ayres de Morais, o viveiro será instalado em um sítio no Córrego Santo André, onde serão produzidas as mudas para reflorestamento e também plantas ornamentais e flores. “Essas mudas nativas serão distribuídas no município e na região”, acrescentou. O viveiro será coordenado pelo professor do Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa (UFV) Affonso Zuin, que está trabalhando no projeto de paisagismo dos trevos de Teixeiras, onde serão implantados os portais de entrada da cidade. “Essa parte estética conta também com a participação dos produtores”, explicou Jershon de Morais.

A avaliação da parceria é positiva. “Estamos satisfeitos com os cursos oferecidos pelo Senar e motivados a continuar. Acreditamos que a cidade possa se transformar e se tornar modelo a partir desse projeto”, avaliou. A realização dos cursos em Teixeiras conta ainda com a parceria das secretarias de Agricultura e Assistência Social.

Agroturismo e geração de renda

Segundo o projeto, a necessidade de o produtor rural diversificar a renda contribui para o crescimento do Agroturismo, assim como a tendência do público urbano em resgatar tradições e raízes. O “Caminho do Campo” será um trecho de aproximadamente cinco quilômetros, que ligará as comunidades Botafogo, Santo André, Gongo, Pedra Rachada, Palmeiras e adjacências. Nessa região há cerca de 50 famílias de agricultores familiares, que vivem em pequenas propriedades, preservando as características da tradição mineira, como carros de boi, quitutes e prosas.

O projeto busca oferecer aos visitantes de Teixeiras sítios com produção de flores e plantas ornamentais, artesanato rural e gastronomia, gerando renda para a família rural e investimento na agricultura, que retornam ao turismo. Esse roteiro turístico tem a finalidade de oferecer o contato com a vida no campo e com a diversidade cultural das famílias rurais. Para tal, o projeto pretende estreitar as relações entre Turismo Rural e Agricultura Familiar.

Fonte: Senar MG

◄ Leia outras notícias
/* */ --