Publicado em: 26/05/2014 às 13:20hs
Segundo o mobilizador da Associação de Apicultores do município, João Batista Lima, o município conta com 60 povoados, cinco distritos e propriedades rurais que variam de cinco a 200 hectares. “Observamos que muitos proprietários criam galinha, mas sem bons resultados, pois a tecnologia ainda tem origem nos bisavós”, explicou. Cerca de quatro turmas já participaram do curso de Avicultura Básica desde o ano passado. “Estamos com vários pedidos. A ideia é implantar um programa municipal de Avicultura Caipira”, contou.
A produtora rural Marlene Magalhães aposentou-se como professora e, há quatro anos, decidiu trocar a cidade pelo campo. Moradora da comunidade conhecida como “Selva”, ela cria galinhas para obter os ovos. “Só nesta semana eu comprei mais dez pintinhos. Eu adoro o campo. Fica até difícil de sair”, contou. Ela participou do curso do SENAR de Avicultura Básica em 2013 e destacou a limpeza e a higienização no trabalho. “Tenho pessoas ligadas a mim que trabalham com agricultura familiar. Entrego os ovos para eles venderem e distribuo para a família”, acrescentou.
Além da higiene, cuidados com o meio ambiente e habilidades gerenciais da atividade integram a programação do curso. Com carga horária de 24 horas, o treinamento ainda aborda tipos de instalações e equipamentos, desinfecção do galpão e equipamentos, vacinação e vermifugação, coleta e seleção de ovos, planejamento e avaliação dos resultados, entre outros temas.
Fonte: Assessoria de Comunicação SENAR MINAS
◄ Leia outras notícias