Capacitação

SENAR inicia preparação de instrutores para programa de assistência técnica

Capacitação começa com 60 instrutores do Nordeste e se estenderá para outras regiões posteriormente


Publicado em: 02/06/2014 às 14:10hs

SENAR inicia preparação de instrutores para programa de assistência técnica

A primeira turma de instrutores apta a capacitar os futuros técnicos de campo que atenderão ao Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural com Meritocracia do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) começará a ser preparada a partir do dia 2 de junho. Para que eles possam se tornar multiplicadores da metodologia de assistência técnica e extensão rural da entidade, será oferecido o curso de “Gestão Técnica e Econômica de Propriedades Rurais, com ênfase em Projetos de ATER” com 96 horas de duração.

As aulas presenciais acontecerão até o dia 14 de junho, em um hotel-fazenda no município de Alexânia (GO). Serão trabalhados dois módulos – um metodológico (24 horas), onde será repassada a metodologia de assistência técnica do Programa do SENAR e outro gerencial (72 horas), no qual serão ensinados métodos de avaliação econômica das propriedades. Os outros módulos que fazem parte do curso – Tecnológico (160 horas) e Software (24 horas) – serão oferecidos nas cadeias específicas da cada instrutor no formato de Educação a Distância (EaD), totalizando uma cargo horária de 280 horas.

A abertura do curso contará com a presença do secretário-executivo do SENAR, Daniel Carrara, do coordenador de Assistência Técnica e Extensão Rural do SENAR, Matheus Ferreira Pinto da Silva, e de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A coordenadora de Capacitação em Assistência Técnica do SENAR, Janete Lacerda de Almeida, a coordenadora-geral do Pronatec do SENAR, Janei Cristina Resende, e a coordenadora de Campo do Pronatec do SENAR, Lourdes Hennemann, ministrarão palestras no decorrer da programação. Os facilitadores do conteúdo são de uma empresa que possui mais de 15 anos de experiência em programas de assistência técnica e gerencial no Brasil, ligada à Universidade Federal de Viçosa (MG).

Os 60 escolhidos para participar da capacitação foram indicados pelas administrações regionais do SENAR dos nove estados da região Nordeste e atenderam critérios de seleção como ser instrutor da entidade – com experiência de, no mínimo, três cursos de Formação Profissional Rural e/ou Pronatec – e possuir curso superior nas áreas de Agronomia, Veterinária ou Zootecnia. Após a conclusão do treinamento, os instrutores retornarão para as suas regionais onde vão ministrar o curso de Assistente de Planejamento e Controle de Produção, através do Pronatec, para os agentes de ATER dos seus Estados.

“Esse é o primeiro curso de formação de instrutores na metodologia de ATER e daremos continuidade. Outras regionais serão chamadas e a nossa meta é formar entre 250 e 300 instrutores em todo o Brasil até 2015. É um novo produto que o SENAR está oferecendo e vamos utilizar vários projetos que já são desenvolvidos pela entidade, como o Pronatec e a EaD, para alcançar o nosso propósito”, ressalta o coordenador de Assistência Técnica e Extensão Rural do SENAR, Matheus Ferreira Pinto da Silva

Programa do SENAR

O Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural com Meritocracia foi criado pelo sistema CNA/SENAR buscando sanar a lacuna existente no Brasil nessa área. Segundo dados do Censo Agropecuária de 2006 do IBGE, apenas 9,3% dos produtores rurais receberam visitas regularmente.

Em virtude da sua capilaridade, a estrutura nacional do SENAR será capaz de abranger todos os municípios brasileiros, de forma a promover a formação profissional das pessoas que vivem e/ou trabalham no campo, além de proporcionar acesso pelos produtores rurais a um modelo de assistência técnica associado à consultoria gerencial, permitindo mudanças efetivas no ambiente das empresas rurais. O objetivo é formar 10 mil técnicos de nível médio para atuarem em programas de Assistência Técnica e Extensão Rural no Brasil.

As cadeias produtivas trabalhadas inicialmente serão: Pecuária de leite, Pecuária de Corte, Heveicultura, Horticultura, Ovinocaprinocultura, Suinocultura, Piscicultura, Apicultura, ILPF, Fruticultura e Agricultura Orgânica.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SENAR

◄ Leia outras notícias