Capacitação

SENAR forma facilitadores de nove Estados para o Programa Empreendedor Rural

Capacitar os novos facilitadores de acordo com a metodologia do Programa Empreendedor Rural (PER) para cumprir a missão de ministrar todos os conteúdos técnicos e de desenvolvimento humano de modo integrado


Publicado em: 07/07/2014 às 15:10hs

SENAR forma facilitadores de nove Estados para o Programa Empreendedor Rural

Capacitar os novos facilitadores de acordo com a metodologia do Programa Empreendedor Rural (PER) para cumprir a missão de ministrar todos os conteúdos técnicos e de desenvolvimento humano de modo integrado. Com este objetivo o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Central promoveu, nessa semana, com o apoio da Administração Regional de Santa Catarina, a “Capacitação Técnica do PER”.

A formação de facilitadores do PER ocorreu em três encontros realizados no Recanto Champagnhat, em Florianópolis. A primeira fase foi cumprida de 4 a 10 de maio, o segundo encontro foi no período de 1 a 7 de junho e o terceiro, ocorre de 29 de junho a 5 de julho de 2014. As atividades foram desenvolvidas de domingo a sábado, das 8 às 17 horas, com carga horária total de 168 horas.

A turma de novos facilitadores é constituída por participantes do Rio de Janeiro, Sergipe, Mato Grosso, Paraná, Pará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Distrito Federal e Rio Grande do Norte.

“Estas três semanas de capacitação dos prestadores de serviços de instrutoria no PER foram proveitosas para a construção do conhecimento, trazendo informações sobre o processo de planejamento e execução de projetos, aplicando-se aos prestadores o que eles realizarão na prática com seus alunos, o que faz com que vivenciem o olhar do aluno perante o programa”, realça a técnica em atividades de formação profissional do SENAR-AR/SC, Aline Moser Lopes.

O prestador de serviços em instrutoria do SENAR-AR/SC, Valdir Airton Ramthum, relatou que a capacitação do programa contribuiu para sua formação como facilitador. “Pretendo oferecer esse conhecimento adquirido para a profissionalização do homem e da mulher no campo”, complementou.

De acordo com Aline, a troca de informações e experiências entre os prestadores de cada Estado foi importante para a garantia da qualidade na atuação, não somente do PER, mas também de outros programas e até mesmo na vida pessoal de cada participante.

O PROGRAMA

O superintendente do SENAR-AR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, enfatizou que o PER visa estimular o empreendedorismo em homens e mulheres do campo, incentivar o debate e a formação de lideranças, ensinar a calcular custos do processo produtivo e a elaborar projetos para que os alunos passem a administrar suas propriedades com eficiência.

O Programa tem como objetivo desenvolver competências empreendedoras e preparar líderes para ações sociais, políticas e econômicas sustentáveis no agronegócio.

A iniciativa é oferecida para produtores rurais de Santa Catarina pelo SENAR-AR/SC, sendo totalmente gratuita, possui 144 horas de aulas teóricas e práticas ministradas no período de março a novembro. Para obter essa qualificação de alto nível é necessário ter idade superior a 16 anos, primeiro grau completo, ser produtor rural ou pertencer à família do campo e estar disposto a desenvolver um espírito empreendedor.

 

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias